Imprimir

Encerradas as eleições 2018,  entra em pauta a expectativa em relação à condução do País a partir de 2019. Em entrevista nesta edição, o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, aponta aquelas que devem ser as prioridades e características da Presidência de Jair Bolsonaro e do Congresso eleito. Na sua avaliação, terão destaque as pautas consideradas conservadoras, como redução da maioridade penal e ampliação das possibilidades de porte de arma. Na economia, ganha espaço a agenda liberal, com ajuste fiscal e privatizações.
No pacote, discutida desde o dia seguinte ao segundo turno nas votações, entra a reforma da Previdência Social, cujo modelo pretendido ainda não está claro. Entre as possibilidades, está tentar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287-A/2016, que havia sido enviada pelo Governo Temer e ficou parada após a intervenção federal no Rio de Janeiro.
Um retrato da situação portuária nacional aponta os desafios para dotar essas instalações, responsáveis por  90% das exportações brasileiras, de eficiência técnica e administrativa.
Na pauta também o Programa de Moradia Econômica (Promore), criado há 30 anos pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) para oferecer assistência técnica adequada à construção ou reforma de residências para a população de baixa renda.
Em C&T, a combinação de tecnologias que permitem a navegação virtual para identificar e ajudar
a tratar danos cerebrais.
E mais as iniciativas dos sindicatos em todo o Brasil.
Boa leitura.