Imprimir

Depois de percorrer cerca de 2.500 quilômetros pelo Corredor Vial Interoceânico Sul (Rodovia do Pacífico), desde Lima até Rio Branco, passando pelas cidades peruanas de Mollendo, Arequipa, Puno, Cusco e Porto Maldonado, uma caravana de mais de 80 profissionais da Engenharia de todo o Brasil, do Peru, da Bolívia e da Argentina, se reuniram em Rio Branco para participar do Ciclo de Palestras sobre o desenvolvimento regional.

A programação faz parte do II Fórum Internacional de Desenvolvimento da Amazônia SulAmericana que teve início no último dia 24 de maio com as visitas técnicas à Rodovia Interoceânica e ao Porto de Matarani no Peru.

Antes da solenidade de abertura no Teatro Plácido de Castro aconteceu uma palestra do presidente de honra do Fórum, ex-governador do Acre Jorge Viana, os participantes do II Fórum participaram do painel que debateu o tema Meio Ambiente no Seringal Cachoeira, no município acreano de Xapuri, tendo como palestrantes o ex-deputado federal, Marcos Afonso; o líder indígena, Joaquim Yawanawá; o presidente do Instituto Peabiru, João Meireles; e o jornalista Antônio Alves.

Deste debate também participou o presidente da Sociedade de Engenheiros do Peru (SIP), Gustavo Saavedra, que acompanha a caravana. Com sua presença e a de representantes da Engenharia da Bolívia e da Argentina, aconteceram ainda, no período, dois Encontros da Engenharia Sul Americana. O primeiro na cidade peruana de Cusco, na última sexta-feira, 28, e o segundo, em Brasiléia, na fronteira acreana entre o Brasil e a Bolívia, na última segunda-feira, 31, dia em que a caravana chegou em solo brasileiro.

O evento realizado pela Ong Engenheiros Solidários e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), tem como objetivo debater os vários aspectos do desenvolvimento da Região Amazônica, tendo como foco a sustentabilidade. Para isso, aconteceram palestras com os temas: Geração de Energia e Integração da Amazônia Sul-Americana, com os painelistas: Adhemar Palocci (diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte), Carlos Avogrado ( membro do Conselho Profissional de Engenharia Civil da Argentina), José Maciel Paiva (diretor de Engenharia da Energia Sustentável de Brasil) e o ex-senador Sibá Machado, o senador Tião Viana, o deputado federal Nilson Mourão, o secretário de Estado do Acre de Planejamento Gilberto Siqueira e o presidente da Sociedade de Engenheiros do Peru, Gustavo Saavedra.

Na sexta-feira, dia 04, o Ciclo de Palestras continuou com os temas: Ciência e Tecnologia; e Produção Sustentável. No sábado a caravana segue para a II Visita Técnica da programação, às Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia.

(Texto e fotos: Assessoria do II Fórum, Mais informações nosite do evento