Imprimir

O final do século XX foi marcado por transformações intensas no processo de desenvolvimento, exigindo amplas alterações no âmbito empresarial, nas relações intergovernamentais e nas esferas educacionais. A aceleração do desenvolvimento tecnológico, notadamente na tecnologia da informação, trouxe mudanças na forma de produzir, comercializar, estudar, comunicar e se relacionar.

Central e fundamental nessa dinâmica que adentrou o século XXI é a engenharia e, sobretudo, o seu ensino. É preciso formar e qualificar profissionais para os desafios e oportunidades desse novo tempo. A sociedade demanda mais e melhores engenheiros, conforme aponta o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, elaborado pela FNE (Federação Nacional dos Engenheiros). Cumprir tal objetivo exige mudanças radicais na formação desse técnico, como mostra o Brasiltec (Programa Brasileiro de Aceleração em Engenharia), desenvolvido pelo Inova Engenharia.

É nesse panorama que o Isitec (Instituto Superior de Inovação Tecnológica), uma instituição em fase de implantação pelo SEESP, propõe a discussão do tema, buscando ampliar as propostas inovadoras que vêm ao encontro desse novo modelo. O objetivo é discutir com os professores, engenheiros e demais profissionais da área tecnológica e convidados especiais. dos diferentes segmentos interessados novas propostas para a educação em engenharia, procurando situá-las no contexto do mundo atual.

Encontros em 2011

Vários encontros já estão programados para 2011 com a participação de palestrantes de renome internacional e profundo conhecimento dos temas escolhidos. Em março, será a vez de debater " A educação em engenharia na Ibero-América", com José Carlos Quadrado, da Asibei (Asociación Iberoamericana de Instituciones de Enseñanza de la Ingeniería) e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Em junho, Vicente Albeniz, da Acofi (Asociación Colombiana de Facultades de Ingeniería) abordará os "Desafios na formação do professor de engenharia". Em setembro, "A educação em engenharia nos Estados Unidos" será apresentada por Hans Hoyer, da Asee (American Society for Engineering Education). O tema especial de dezembro de 2011 será "As relações entre universidade, governo e empresas", com palestra de Manuel Recuero Lopes, da Universidade Politécnica de Madri e Insia (Instituto Universitario de Investigación del Automóvil)

No evento inaugural dos Encontros de Tecnologia em Educação em Engenharia 2011, a conferencia de Lueny Morell (Gerente do Programa de Inovação e Pesquisa da Hewlett Packard, membro da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos e do Comitê Consultivo Internacional de Ciência e Engenharia) promete trazer "Cinco temas da educação em engenharia que podem responder aos desafios do século XXI". Marcado para 3 de dezembro, no auditório do Seesp, esse primeiro encontro terá a participação dos debatedores Paulo Afonso Ferreira, Diretor -1º secretário da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e diretor-geral do IEL (Instituto Euvaldo Lodi); de Marcos Cintra, Secretário Municipal do Trabalho de São Paulo e vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas; de Roberto Lobo, presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia, do coordenador José Roberto Cardoso, diretor da Poli/USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP

Serviços

3 de dezembro de 2010, às 15 horas

Auditório do SEESP

Rua Genebra, 25 – Bela Vista/SP

Informações e inscrições pelo telefone: (11) 3105-0700 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.