Teve início na noite de 3 de novembro a quinta edição do EcoSP (Encontro Ambiental de São Paulo), promovido pelo Seesp e pela FNE. Abrindo o evento, o vice-presidente do sindicato paulista e coordenador da iniciativa, Carlos Alberto Guimarães Gacez pontuou o seu objetivo central: nosso intuito é levar a mais pessoas as boas práticas ambientais. Neste ano, informou ele, o EcoSP terá cerca de 2 mil participantes, entre profissionais da engenharia e estudantes.
Lembrando a origem do evento, que nasceu em Taubaté como Ecovale e depois expandiu-se para a discussão em âmbito estadual, o presidente do Seesp e da FNE, Murilo Pinheiro, destacou a importância do conceito de sustentabilidade. “Temos a certeza de estar no caminho correto, trabalhando para reforçar o compromisso dos engenheiros com a qualidade de vida da população”, afirmou.
Esse foi o papel da categoria destacado pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP):
“O Brasil vive uma grande oportunidade de crescimento, já somos a sexta economia do mundo, dispomos do diferencial da tecnologia agrícola e da produção de energia limpa, com as hidrelétricas e o etanol. O grande desafio é construir uma sociedade que seja ambientalmente equilibrada.”
Na mesma linha, o presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), Edgar Horny, lembrou a necessidade de “oganizar a sociedade de forma sustentável”.
O diálogo feito entre a temática do V EcoSP e a Rio + 20, que acontecerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro, foi ressaltado pelo presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Marcos Túlio de Mello. “Propostas tiradas aqui devem ser levadas à conferência no ano que vem”, defendeu.
Participaram ainda da cerimônia de abertura o secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rogério Menezes, e o diretor geral do Isitec (Instituto Superior de Inovação e Tecnologia), Roberto Lobo. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, passou pelo evento antes de abertura e cumprimentou os organizadores.
Acompanhe a seguir a cobertura especial do V ECO SP:
Eficiência energética e recursos hídricos
Melhores práticas ambientais no saneamento em pauta
Gestão de resíduos da arborização urbana em debate
Garantir água limpa e consumo responsável
Do lixo ao luxo
Programa estimula coleta e destinação correta de pneus inservíveis
Sustentabilidade no transporte urbano
Começa quinta edição do Eco São Paulo
Engenheiros de São Paulo abrem V ECO SP
Comitê paulista agita Rio+20 no V ECO SP
V Eco São Paulo vai debater produção limpa
Autor: Beatriz Arruda