Na última sexta-feira (18/11) – com transmissão ao vivo pela internet – a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) promoveu, em São Paulo, o encontro nacional para debater a participação dos profissionais universitários no desenvolvimento e na política do Brasil. Com o tema “A classe média, o desenvolvimento e a democracia”, o evento reúniu trabalhadores liberais com nível universitário de profissões regulamentadas (economia, engenharia, farmácia, odontologia e medicina).
De acordo com o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, as discussões em São Paulo foram o ápice de uma série de encontros regionais realizados em quatro capitais. “Promovemos debates em Maceió, Vitória, Goiânia e Porto Alegre sobre um programa de desenvolvimento econômico, social, cultural e tecnológico para o Brasil”, afirma.
A programação incluiu a discussão de temas como “A classe média e o desenvolvimento econômico”, com o professor do Instituto de Economia da Unicamp Waldir Quadros; e “A classe média e a democracia brasileira”, com o analista político e consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, que pontuou a diferença entre os conceitos de classe média: “Queremos desmistificar algumas ideias sobre a classe média, levando em conta o atual cenário do Brasil, e valorizar a formação de cada profissional, uma das grandes batalhas sociais do nosso país.”
Após as palestras e debates, hauve a aprovação da Carta de São Paulo e do Manifesto da CNTU. No mesmo dia, ocorreu a posse do Conselho Consultivo da CNTU e a entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2011 da CNTU.
Prêmio Personalidade Profissional 2011 da CNTU
No dia 18, às 18 horas, a CNTU premiou, pela primeira vez, os profissionais de destaque nas categorias que constituem a entidade (economia, engenharia, farmácia, medicina, nutrição e odontologia), bem como um profissional com excelência em gestão pública. O Prêmio Personalidade Profissional reafirma o compromisso da CNTU “em atuar pela valorização profissional e estimular a participação dos segmentos representados na política nacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e uma nação democrática, inclusiva e com qualidade de vida para a população”.
Os agraciados do I Prêmio Personalidade Profissional são:
Dércio Garcia Munhoz (Economia)
Arnaldo Kalil Pereira Jardim (Engenharia)
Norberto Rech (Farmácia)
Ricardo Paiva (Medicina)
Valéria Paschoal (Nutrição)
Gilberto Afredo Pucca Júnior (Odontologia)
Gilson de Cássia Marques de Carvalho (Excelência em Gestão Pública)