Imprimir

Na última sexta-feira (18/11) – com transmissão ao vivo pela internet – a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) promoveu, em São Paulo, o encontro nacional para debater a participação dos profissionais universitários no desenvolvimento e na política do Brasil. Com o tema “A classe média, o desenvolvimento e a democracia”, o evento reúniu trabalhadores liberais com nível universitário de profissões regulamentadas (economia, engenharia, farmácia, odontologia e medicina).

De acordo com o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, as discussões em São Paulo foram o ápice de uma série de encontros regionais realizados em quatro capitais. “Promovemos debates em Maceió, Vitória, Goiânia e Porto Alegre sobre um programa de desenvolvimento econômico, social, cultural e tecnológico para o Brasil”, afirma.

A programação incluiu a discussão de temas como “A classe média e o desenvolvimento econômico”, com o professor do Instituto de Economia da Unicamp Waldir Quadros; e “A classe média e a democracia brasileira”, com o analista político e consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, que pontuou a diferença entre os conceitos de classe média: “Queremos desmistificar algumas ideias sobre a classe média, levando em conta o atual cenário do Brasil, e valorizar a formação de cada profissional, uma das grandes batalhas sociais do nosso país.”

Após as palestras e debates, hauve a aprovação da Carta de São Paulo e do Manifesto da CNTU. No mesmo dia, ocorreu a posse do Conselho Consultivo da CNTU e a entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2011 da CNTU.

Prêmio Personalidade Profissional 2011 da CNTU

No dia 18, às 18 horas, a CNTU premiou, pela primeira vez, os profissionais de destaque nas categorias que constituem a entidade (economia, engenharia, farmácia, medicina, nutrição e odontologia), bem como um profissional com excelência em gestão pública. O Prêmio Personalidade Profissional reafirma o compromisso da CNTU “em atuar pela valorização profissional e estimular a participação dos segmentos representados na política nacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e uma nação democrática, inclusiva e com qualidade de vida para a população”.

Os agraciados do I Prêmio Personalidade Profissional são: