Imprimir

A Rio+20, Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o Desenvolvimento Sustentável, e a Cúpula dos Povos, que reúne os movimentos sociais em torno do mesmo tema, serão realizadas entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro.

Ambos os eventos são de suma importância para o futuro dos povos do planeta. Com o objetivo de elaborar a política da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados) nesse contexto e articular a atuação em defesa dos profissionais liberais universitários brasileiros com as lutas globais por um mundo melhor, a entidade realizará, dia 18 de maio, no Sindicato dos Engenheiros de S. Paulo, o seminário “A CNTU na Rio+20 e na Cúpula dos Povos”.

O Brasil é o anfitrião, o articulador e um dos protagonistas líderes da Rio+20. Sessenta mil pessoas da sociedade civil organizada, dos poderes públicos e da iniciativa privada (50% do País e 50% de outras nações) estarão presentes nesse evento, ajudando a direcionar um ponto de partida político, econômico, social e ambiental para um desenvolvimento sustentável, com inclusão social e consciência ecológica.

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, dos partidos políticos, entidades ambientalistas, sindicais, acadêmicas e empresariais participarão da abertura do seminário, às 9h do dia 18, seguida de mesa com o engenheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira, representante da FNE no Conselho Nacional das Cidades, integrante do Comitê Paulista da Rio+20 e com o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, professor titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP (Universidade de São Paulo). O tema da mesa será Da Rio 92 à Rio+20: em busca de um novo projeto de desenvolvimento sustentável para o mundo

A tarde será reservada ao debate dos desafios urbanos e da qualidade de vida em um mundo em crise. A primeira mesa reunirá o geógrafo Renato Nunes Balbim, coordenador de Produtos do Departamento de Estudos, Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o urbanista Nabil Bonduki, professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) em torno do tema "Cidades e desenvolvimento: desafios inovacionais". A mesa seguinte será composta pelo arquiteto Chico Whitaker, integrante do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, e o economista JOão Sicsú, especialista em Políticas Macroeconômicas e professor do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), para debater "Trabalho e melhor qualidade de vida para todos: caminho contra as crises e as guerras"

Após as mesas e debates, a CNTU fará o lançamento da campanha Brasil Inteligente e da revista Brasil Inteligente e dará posse aos novos membros do Conselho Consultivo da CNTU. Para participar é necessário inscrição pelo tel (11) 3113-2641 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira horários das mesas naprogramação

Acompanhe o seminário online.