Imprimir

Na semana retrasada (10), a Prefeitura de Porto Alegre iniciou o processo de manifestação de interesse de empresas que desejam participar da licitação do metrô da cidade. Os estudos irão complementar os projetos já desenvolvidos durante a elaboração do empreendimento.

As empresas deverão apresentar suas propostas em relação a diferentes métodos construtivos, tipos de trens, sinalização, controle e informação do usuário e concepção dos terminais e estações. Os estudos devem ser enviados até o dia 12 de novembro.

A escolha das propostas contribuirá para a elaboração do edital da licitação da obra, que será realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A prefeitura escolherá o melhor formato para o metrô analisando critérios de menores custos de implantação e de operação, durabilidade e menores impactos ambientais e urbanísticos.

O metrô de Porto Alegre ligará o centro à zona norte da cidade, com 26 quilômetros de extensão e 23 estações. A obra foi avaliada em R$ 2,4 bilhões. No total, 25 trens, formados por quatro carros, deverão transportar 310 mil passageiros por dia.

De acordo com o cronograma, as obras devem começar no terceiro trimestre de 2013.

O edital para participar do processo de manifestação de interesse está disponível no site da prefeitura.

Fonte: Senge-RS