A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) terá, excepcionalmente, 13 homenageados este ano. A proposta da Comissão do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua para que o engenheiro eletricista Manoel Arlindo Zaroni Torres seja mais um dos homenageados do evento que acontece entre 19 e 23 de novembro, em Brasília, foi apreciada e aprovada nesta sexta-feira (28/9) pela plenária 1393 do Confea. A proposta para que seu nome recebesse a Medalha do Mérito havia sido encaminhada à Comissão pelo Crea-SC e pré-aprovada em sua 4ª reunião extraordinária, na última quarta-feira (26/9).
O engenheiro eletricista receberá a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua de acordo com os critérios estabelecidos pela resolução nº 399 e considerando a possibilidade da “excepcionalidade”, expressa em seu artigo 5º . Segundo o chanceler do Mérito, Luiz Ary Romcy, a dificuldade de eleger os 12 homenageados foi grande, como vem se repetindo todos os anos. “Excepcionalmente, o plenário amplia este número. Avaliar 69 homenageados foi muito difícil, com base na contribuição ao Sistema, à sociedade e também à academia e às entidades de classe”, considerou Ary, referendado pelo conselheiro federal por Santa Catarina, Julio Fialkoski, que ratificou a relevância da excepcionalidade, “visto que o engenheiro eletricista Zaroni, além de ter um currículo exemplar, tecnicamente, tem sido parceiro do Sistema, sendo o maior patrocinador da 67ª Soea, além de atender a outras solicitações do Crea e das entidades de classe. Tem sido um firme profissional na defesa de todos os profissionais do Sistema”.
Além do Crea-SC, a indicação à Comissão do Mérito do nome de Manoel Arlindo Zaroni Torres também teve o apoio da Federação Nacional dos Engenheiros, Sindicato dos Engenheiros do Estado de Santa Catarina, Associação Catarinense de Engenheiros, Sindicato dos Técnicos Industriais de Santa Catarina e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. O texto oficial da proposta encaminhada à plenária apresenta o engenheiro eletricista como diretor-presidente da Tractebel Energia (maior empresa privada de geração de energia elétrica do Brasil, presente nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás, responsável pela produção de 7,5% da energia elétrica consumida no País e reunindo 700 profissionais do Sistema). “Sua política de responsabilidade contempla, além da ética em suas relações empresariais e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o apoio às ações em favor das crianças e melhorias sociais e culturais nas comunidades onde atua, comprovando cotidianamente a importância das ações de responsabilidade social”.
Demais homenageados
Além do engenheiro eletricista Manoel Arlindo Zaroni Torres, receberão a Medalha do Mérito: eng. eletric. Carlos Eduardo de Souza Braga (Abee/AM); eng. mec. e de seg. do trab. José Maria de Sales Andrade Neto (Crea-CE); eng. aeron. Valmir José de Pontes Silva (Crea-DF); eng. quím. e de seg. do trab. Jarbas Fernandes Soares (Crea-MG); eng. agrim. Reinaldo José Sabadotto (Crea-MS); eng. ftal. Fernando Antonio Souza Bemerguy (Crea-PA e Associação Profissional dos Engenheiros Florestais); eng. mec. Celso Martins Cunha Filho (Crea-PI); Escola Politécnica da UPE (Universidade de Pernambuco); eng. mec. Wiliam Alves Barbosa (Crea-PR); eng. telecom. Jorge da Silva Barbosa (Crea-RR); eng. civ. e téc. em mineração Maurício Tadeu Nosé (Crea-SP) e o eng. mec. Wagner Granja Victer (Febrae-RJ).
Já os homenageados que terão seus nomes inscritos no livro Láurea ao Mérito são: eng. civ. José Lino da Silveira Filho (Clube de Engenharia e Crea-CE); eng. ftal. Jeannine Maria Felfili FAGG (Crea-DF); eng.de minas e civ. Oton Nascimento (Crea-GO); eng. civ. Eliseu Resende (Crea-MG); eng. civ. João Francisco Leite Vieira (Crea-MS); téc. agrim. Ramis Bucair (Crea-MT); eng. agr. Moacir Micheletto (Crea-PR); eng. agr. Loreno Covolo (Crea-RS); engenheiro Guilherme Schuch (Crea-RJ); eng. agr. Silvio Tadeu de Menezes (Crea-SC e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina); eng. civ. Etelvino de Oliveira Freitas (Crea-SE) e eng. eletric. Romeu Corsini (Crea-SP).
Fonte: Henrique Nunes/Equipe de Comunicação do Confea