Imprimir

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizará, de 23 a 25 de outubro de 2013, no Campus I, o I Fórum das Engenharias e Tecnologia (FEAT). O evento vai discutir a proposta de institucionalizar uma tendência nacional; de repensar os atuais currículos e programas vigentes nos cursos de tecnologia e engenharia; e estimular o desenvolvimento da pesquisa e ações voltadas à inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

Incluem-se nesse propósito a formação acadêmica generalista, ética e humanística, que promova a autonomia aliada ao compromisso com a região, efetivação de parcerias institucionais para projetos de pesquisa, estágios, programas de trainee, cooperação e intercâmbios internacionais. Outra pretensão é definir um perfil de engenheiros e tecnólogos que correspondam às necessidades das indústrias instaladas na região.

Apesar de voltado ao público da área, qualquer pessoa pode se inscrever para o Feat, pelo endereço eletrônico https://sites.google.com/site/1featueap/, sem necessidade de pagamento de taxa de inscrição. O credenciamento iniciará às 17h30 do dia 23, com cerimônia de abertura às 19h30.

Fazem parte da programação os temas: "Os modelos curriculares das Engenharias no Brasil"; "O cenário atual do mercado de trabalho para engenheiros e tecnólogos no Brasil e perspectivas"; "A importância da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no fortalecimento dos cursos"; além da estrutura curricular e perfil das engenharias ofertadas pela Ueap. A programação completa, com os palestrantes convidados, está disponível na página eletrônica do Fórum.

A iniciativa, segundo a coordenação geral, "representa uma oportunidade de consolidar a identidade das Engenharias da Universidade do Estado do Amapá e o perfil do egresso de hoje e do futuro, a partir de uma formação integral, aliando competências educacionais, ética e humanismo por uma práxis que se preste ao processo de formação profissional em todas as suas dimensões".

Os organizadores do evento estão à disposição para entrevistas, com objetivo de levarmos ao conhecimento da sociedade amapaense e nacional a existência de ações, na área da formação superior, pública, que buscam a unificação do perfil dos profissionais formados pela UEAP com o exigido no cenário nacional, com vistas a não ficarmos atrás nessa formação.

(Keila Gibson Rebelo / Ascom da Ueap)