Uma semana inteiramente dedicada ao debate da internet em São Paulo começa nesta terça-feira, no Centro Cultural São Paulo, passando por um evento internacional sobre a governança brasileiro e terminando com um fórum brasileiro.
O primeiro evento, iniciado na terça (22), a #ArenaNETmundial ParticipaBR, composta de debates e oficinas segue paralelo à Reunião Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet, chamada de Net Mundial. que reúne representantes de diferentes setores, de mais de 80 países. Ao seu término, começará oIV Fórum da Internet no Brasil, encontro promovido pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), no mesmo local, para com debates organizados em trilhas temáticas sobre Inovação e Empreendedorismo, Segurança e Privacidade, Internet e Legislação e Princípios e Governança para a Internet Mundial.
A Net Mundial disponibilizou para consulta pública o documento de referência que será guia para as discussões entre os durante a Net Mundial, dias 23 e 24 em São Paulo. O documento está disponível em http://document.netmundial.br, e conta com uma ferramenta para receber comentários e avaliação externas a serem consideradas e valorizarão as discussões no evento.
As 188 contribuições de conteúdo que serviram de base para a elaboração do documento foram enviadas por representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia e da comunidade técnica global, totalizando 46 países. “A Internet é uma construção coletiva e o seu processo de governança também deve ser construído dessa forma”, comenta a, presidente do NETmundial, reforçando a proposta multissetorial (“multistakeholder”) do encontro.
O documento de referência do NETmundial está dividido em duas seções, que representam os objetivos principais que o encontro pretende discutir: 1) Princípios de governança da Internet, e 2) Roteiro para a evolução futura da governança da Internet. Cada seção está dividida em tópicos que devem ser abordados durante as discussões:
1) Princípios de governança da Internet:
Direitos Humanos: Liberdade de expressão, liberdade de associação, privacidade, acessibilidade, desenvolvimento, liberdade de informação e acesso à informação;
Diversidade cultural e linguística;
Espaço unificado e desfragmentado;
Segurança, estabilidade e resiliência da Internet;
Arquitetura aberta e distribuída;
Ambiente propício à inovação e criatividade;
Princípios do processo de governança da Internet: Multissetorialismo (multistakeholder), governança aberta e participativa e orientada por consenso, transparência, confiabilididade, inclusão e igualdade, distribuição, colaboração, participação significativa, acessibilidade e agilidade;
Padrões abertos.
2) Roteiro para a evolução futura da governança da Internet:
Questões que merecem atenção de todos os setores na evolução futura da governança da Internet;
Questões que lidam com aprimoramentos institucionais;
Questões que lidam com tópicos específicos de governança da Internet;
Pontos para serem discutidos além do NETmundial;
Caminho a seguir.
O documento de referência foi preparado com o objetivo de guiar as discussões do NETmundial para que, ao final dos dois dias de encontro, chegue-se a um consenso entre os setores participantes. O documento também representa uma referência em potencial para uso em outros fóruns de discussões sobre a governança da Internet no mundo todo.
Todas as 188 contribuições de conteúdo enviadas para o NETmundial estão disponíveis para leitura no endereço: http://content.netmundial.br/docs/contribs ou em formato .zip: http://content.netmundial.br/contributions-pdf.zip
Redação CNTU com CGI.Br
Fonte: noticia-net_mundial_se_encontra_em_sao_paulo-144731_23042014
Autor: CNTU com CGI BR