Com a ampliação do Supersimples para diversas atividades, a Alampyme.BR prevê a entrada de vários profissionais liberais no universo dos pequenos negócios. Para isso, está desenvolvendo sua área de educação empreendedora, estabelecendo parcerias e organizando cursos de apoio à gestão e à sustentabilidade dos empreendimentos. Entre as novas atividades do supersimples estão as de medicina, odontologia, engenharia e direito.
De acordo com o presidente da Alampyme.BR, uma boa gestão é fundamental para o fortalecimento dos empreendedores, que precisam saber como melhor gerir suas atividades e administrar recursos. Para lançar o programa Educação para o Empreendedorismo Sustentável e promover acesso a informações e ferramentas para uma gestão sustentável, a Alampyme.BR já firmou um acordo de cooperação com a IBM.
Para os cursos na internet, o programa reunirá fontes gratuitas para capacitação de MPEs e MEIs como os cursos desenvolvidos pela Escola Virtual de Mercosul (EVM), o SME Toolkit - programa de Responsabilidade Social da IBM em parceria com o IFC, entre outros.
Para IBM, há certas áreas de gestão que são especialmente importantes para as MPEs e MEIs como planejamento, contabilidade e finanças, tecnologia, marketing e recursos humanos. Para a executiva da área de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, Alcely Barroso, a aliança com a Alampyme-BR é fundamental para divulgação do conteúdo do SME Toolkit que proporciona conhecimento para que estes desafios sejam superados.
Em outubro, a Alampyme.BR inicia a frente de articulação por uma educação empreendedora, com um ciclo de visitas a entidades do setor, como associações regionais e nacionais ligadas ao comércio e a segmentos das MPEs e MEIs para a definição do calendário de 2015 e estabelecer diretrizes para os cursos futuros.
As visitas tem o propósito de mapear demandas baseadas nos saberes e fazeres do setor e orientar a organização e criação de cursos que proporcionem o fortalecimento de uma economia mais harmoniosa para um desenvolvimento com autonomia e cidadania.
Fonte: noticia-associacao_lanca_programa_de_formacao_para_pequenos_negocios-092801_30092014
Autor: Redação CNTU, com Imprensa Alampyme.BR