Imprimir

Entusiasmo dos engenheiros levou Ruy Ohtake a criar a logomarca para o projeto da CNTU que tem como horizonte a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.

No último dia 1º de julho, durante a 9ª Jornada Brasil Inteligente, o arquiteto apresentou a logomarca que criou para o projeto “Brasil 2022: o País que queremos”.

Em entrevista à jornalista Rita Casaro, ele contou que há dois anos esteve no Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) numa reunião, cuja pauta era a discussão de alguns itens importantes para os engenheiros e para o desenvolvimento do Brasil. No ano seguinte, ele foi premiado pelo sindicato (prêmio Personalidade da Tecnologia em Desenvolvimento Urbano) e se propôs, dentro do programa que o sindicato tem de aperfeiçoamento profissional, a realizar algumas palestras.

"Me propus a isso diante do entusiasmo que vi lá, não só da diretoria, mas do auditório lotado naquela noite. Acho que nós, com um pouco mais de anos de trabalho, temos obrigação profissional e de cidadão de discutir com os mais novos todas essas questões que o sindicato levanta."

Para Ohtake, as questões que o movimento sindical da engenharia levanta são muito importantes. "Se todos tivessem o mesmo entusiasmo e as mesmas proposições, seria um intercâmbio importante para a formação, cada vez mais ligando o trabalho de todos nós aos propósitos do Brasil. Foi por isso que quando o Allen (Habert, diretor da CNTU) me convidou para fazer a logomarca, eu aceitei de muito bom grado e com muito entusiasmo."

Ele explicou à Casaro que este é um desafio um pouco diferente do que está habituado com projetos de arquitetura ou de urbanismo, mas buscou fazer uma síntese. "Apresentei três estudos e resolveu-se pegar duas das alternativas e fundi-las."

Ao apresentar o resultado durante a Jornada Brasil Inteligente, da CNTU, Ohtake disse que foi um desafio prazeroso mexer com o Brasil todo, o do presente e o do futuro. “Um presente que precisa resolver pendências, e um futuro que precisa ser do jovem”, observou.

Confira a entrevista: http://www.cntu.org.br/new/noticias-lista/4094-brasil-2022-com-democracia-ciencia-e-cultura