Imprimir

O gerente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais de Biocombustíveis da Petrobrás, Fernando Cunha, revelou que a Petrobras estuda instalar unidades integradas de biomassa nas refinarias premium no Nordeste. No início do mês, a companhia informou que uma das refinarias, que será instalada no Ceará, vai custar cerca de US$ 11 bilhões.

Matéria de Mônica Ciarelli, no jornal O Estado de S. Paulo, traz declaração de Cunha de que “a refinaria premium da Petrobrás já pensa nessa questão, de refinar petróleo já com a biomassa; são as biorrefinarias”, disse o executivo.

As duas refinarias terão a produção voltada para o mercado externo, hoje carente de derivados considerados médios, como o diesel e o querosene de aviação, e devem entrar em operação em 2014.

Além da unidade cearense, com capacidade para 300 mil barris por dia, a estatal negocia a instalação de uma refinaria premium no Maranhão. Cunha não detalhou, porém, qual seria a capacidade de produção de biocombustíveis nas unidades.

Em palestra proferida dia 23 na Câmara de Comércio Brasil-França, ele informou que a Petrobrás tem feito contato com empresas da Espanha e França para a eventual instalação de uma unidade de biocombustíveis em solo europeu tendo como matéria-prima produtos brasileiros.