Em parceria com a FNE, o Senge-RS e a Unisinos apresentam mais uma oportunidade para alavancar a sua carreira, trazendo uma formação que reúne a área de Engenharia e de Gestão, preparando profissionais para assumir papéis de liderança na construção de um futuro energético mais seguro, limpo e sustentável. Sócios do Senge-RS têm valores especiais, garantidos por convênio assinado entre o Sindicato e a Universidade.
O MBE em Gestão de Energias e Fontes Renováveis conta com a orientação de profissionais experientes em energia e eficiência energética, juntamente com pesquisadores acadêmicos reconhecidos na área, os alunos aprofundam conhecimentos em temas como energias renováveis, sustentabilidade e dinâmica do mercado de energia. Um dos principais diferenciais dessa especialização é o seu compromisso com a aplicação prática do conhecimento. Ao longo do programa, os alunos são desafiados a desenvolverem projetos tangíveis, enquanto adquirem uma compreensão das diversas opções de financiamento disponíveis, como editais e entidades financiadoras, transformando suas ideias em iniciativas concretas e inovadoras.
Podem participar profissionais graduados especialmente nas áreas das Engenharias e da Arquitetura, além de gestores, administradores, analistas financeiros e de projetos, além de profissionais interessados em expandir seus conhecimentos sobre a transição da matriz energética e as possibilidades de financiamento de projetos na área.
Ao final do curso o aluno estará apto para: Desenvolver e implementar estratégias eficazes para gerir o uso de energia, visando à eficiência energética em diferentes contextos de consumo; Analisar a dinâmica da gestão energética e formular planos abrangentes, cobrindo todas as fases, desde a produção até o armazenamento de energia, considerando fatores como produção, transmissão, comercialização, distribuição e utilização; Reconhecer a infraestrutura necessária para integrar fontes renováveis ao sistema elétrico principal, considerando os aspectos técnicos, econômicos e regulatórios envolvidos; Comunicar de forma eficaz e colaborativa, utilizando uma visão holística para promover a integração entre equipes multidisciplinares, essencial para o sucesso de projetos complexos em diversos contextos organizacionais; Avaliar com excelência profissional e consciência todas as atividades relacionadas à gestão da matriz energética, agindo de acordo com princípios éticos, considerando os múltiplos aspectos como tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais.
O MBE será ministrado de 10 de setembro a 18 de novembro, totalizando 360 horas de aulas ao vivo pela internet, às terças e quintas-feiras das 19h às 22h, e dois sábados por mês, das 08h30 às 11h30. Ao longo do curso ocorrerão duas atividades na sexta-feira, das 18h45 às 22h45 e no sábado, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, de acordo com o cronograma do curso. Confira a estrutura curricular e a equipe de professores no site do Senge-RS