Imprimir

Com lançamento previsto para 16 de agosto, durante sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a obra “SEESP – 90 anos de compromisso com a engenharia e o desenvolvimento social” integra as comemorações do aniversário do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Fundada em 1934, a entidade completa nove décadas no dia 21 de setembro.

Capa do livro SEESP – 90 anos de compromisso com a engenharia e o desenvolvimento socialCom 160 páginas , a obra foi realizada a partir de entrevistas com dirigentes, pesquisa no acervo de publicações e documentos da própria entidade e outras fontes. Além dos principais marcos, iniciativas e atividades, o trabalho traz importante contextualização socioeconômica, política e da engenharia ao longo dessa longa trajetória que atravessou momentos cruciais do País. O resultado é uma produção histórica e jornalística.

Entre os destaques sobre a atuação do sindicato hoje, o livro aborda o esforço de crescimento e fortalecimento para defender os engenheiros, com a representação efetiva de 320 mil profissionais e mais de 60 mil associados; a ampliação da ação sindical que hoje soma mais de 30 negociações coletivas anuais; o  engajamento decisivo ao debate sobre desenvolvimento nacional por meio do projeto "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) em 2006; o empenho em atrair a juventude; e a busca por maior diversidade na profissão e na luta sindical.

Na publicação, está presente o compromisso da entidade com a agenda contemporânea dos engenheiros, levando em conta as mudanças no mundo do trabalho e tecnológicas, além dos desafios da profissão em tempos de crise climática e transformação digital.  “Ao render homenagens ao passado, o que é fundamental, voltamos nossos olhos também ao futuro e à necessidade de seguir construindo a história dos engenheiros no Estado de São Paulo”, destaca o presidente do sindicato, Murilo Pinheiro.  

O lançamento terá início às19 horas no Plenário Juscelino Kubitschek da Alesp, à Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera