sociais

logos

Cresce Brasil

Todo o país continental tem na ferrovia um vetor histórico de crescimento econômico e integração. Transporte ferroviário de qualidade e a serviço do desenvolvimento é uma questão de soberania e inclusão na infraestrutura do nosso país.

 

Ferrovia

Infelizmente, ao longo das últimas décadas, nossas ferrovias estiveram completamente abandonadas, pois o transporte sobre trilhos é tratado como um mero canal de escoamento de matérias-primas para exportação, como se ainda estivéssemos no Brasil Colônia, quando, na verdade, o trem deveria estar a serviço da interligação entre as diferentes regiões do país, seja como modal que conecta as áreas de produção com as áreas de consumo, seja para o transporte de passageiros, que tanto padece de alternativas apropriadas às necessidades de deslocamento de uma enorme parcela da população brasileira.

Independentemente de orientação política ou ideológica, os governantes não podem continuar relegando nossas ferrovias a um papel secundário em suas próximas gestões. Estimular sua expansão de acordo com um projeto de nação, voltada para a justiça social e bem-estar econômico, é responsabilidade de todos aqueles que aspiram ao Poder Executivo nas próximas eleições.

A FNE reivindica a inclusão do transporte ferroviário nos programas de governo dos candidatos à presidência da república.

No sentido de contribuir para que os postulantes ao Executivo assumam compromissos em seus futuros governos, a FNE elenca a seguir uma agenda de propostas que entendemos ser fundamental para que as ferrovias voltem a ter no cenário nacional o espaço que elas merecem ocupar:

  • A desconcentração da matriz de transportes no país;
  • A descarbonização da matriz de transportes no país;
  • O incentivo ao modal de transporte ferroviário de passageiros;
  • A utilização do transporte sobre trilhos para o deslocamento de cargas, não apenas do agronegócio, mas também em apoio à indústria brasileira.

FNE

 

 

Adicionar comentário


logoMobile