Um esforço para garantir a mão de obra especializada necessária ao desenvolvimento nacional está sendo empreendido pela FNE e seus sindicatos filiados. A federação produziu o vídeo “Mais engenheiros para construir o Brasil”, que traz informações sobre as cinco grandes áreas – civil, elétrica, mecânica, química e agronomia. A apresentação inclui, em cerca de 20 minutos, entrevistas com graduandos, profissionais bem colocados no mercado e professores experientes falando sobre as atribuições em cada modalidade, o ensino e perspectivas futuras.
Tendo como público alvo os estudantes do segundo grau, que estão escolhendo a carreira que irão abraçar, a ideia é incentivá-los a optar pela engenharia. “Precisamos fazer com que os jovens a enxerguem como a profissão do momento e do futuro”, destaca Murilo Pinheiro, presidente da FNE.
Conforme demonstra o vídeo, alunos que gostam de entender o funcionamento das coisas e têm afinidade com física, matemática e química já possuem um bom perfil para o ofício. Mas, além de formação básica forte e habilidade numérica, é necessário interesse em pesquisa, muita concentração e criatividade para se destacar na profissão.