sociais

logos

Cresce Brasil

Hoje e sábado (26 e 27), a capital do Amazonas vai sediar, no Tropical Hotel, o Fórum Internacional de Sustentabilidade, reúnce empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil

Os dois dias de seminário terão como objetivo difundir práticas e mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, assim como demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e o mundo. Os organizadores do encontro desejam criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Participarão presidentes das maiores empresas do país, tendo como base os empresários que integram o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), lideranças de ONGs ambientais e personalidades engajadas no movimento de sustentabilidade.

A abertura do evento será realizada nesta sexta-feira, dia 26, às 10 h, pelo governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, e o presidente do Lide, João Dória Jr.

Na sequência, será proferida a palestra "A importância da Amazônia no contexto das mudanças climáticas globais", pelo pesquisador e ambientalista Thomas Lovejov, seguida pela exposição do ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz, Al Gore, e por debate com os participantes do encontro.

A programação segue no sábado, dia 27, com exposição do governador do Amazonas, que vai proferir a palestra "Conservação e sustentabilidade na prática: a experiência do Amazonas", às 9h15. O evento contará, também no sábado, com as palestras de Al Gore e do cineasta James Cameron, diretor de filmes como "Avatar" e "Titanic", que abordará o assunto "Como e porque sensibilizar a sociedade para a importância e urgência da conservação da Amazônia: a experiência pessoal de um cineasta".

Após o evento, James Cameron estenderá sua estada em Manaus para conferir os projetos de sustentabilidade e preservação da floresta amazônica, conhecendo de perto a diversidade da região e as comunidades locais.

Gestão sustentável no evento

A Seminars, responsável pela realização do Fórum, montou um plano de gestão sustentável para o evento, que inclui a priorização de consumo de produtos e alimentos da região, o emprego de materiais de baixo impacto e a gestão de resíduos sólidos com o reaproveitamento dos insumos usados na produção através de parcerias com cooperativas locais.

O Fórum Internacional de Sustentabilidade realizará também o inventário e neutralização de emissões de gases do efeito estufa por meio da aquisição de créditos de carbono provenientes do projeto Juma, da Fundação Amazonas Sustentável.

No encerramento do Fórum, as luzes - internas e externas - do Teatro Amazonas serão desligadas em uma ação mundial da WWF, organização não-governamental voltada para a conservação da natureza. A iniciativa - intitulada Hora do Planeta - acontecerá às 20h30.

Acesse a programação do fórum aqui

Fontes: Jornal da Ciência, com informações da Agência Fapeam e Agência Envolverde

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logoMobile