sociais

logos

Cresce Brasil

A FNE realizou, em 16 de maio, o seminário “O mundial de futebol e o desenvolvimento nacional” dentro do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. A categoria quer contribuir de forma efetiva com as discussões sobre o desenvolvimento nacional a partir de obras de infraestrutura que devem ser realizadas para receber a Copa do Mundo em 2014. Foram realizados quatro painéis onde se discutiu desde qualificação de mão de obra, tecnologia da informação, investimentos, infraestrutura até mobilidade e transportes.

Ivan Carlos Regina, técnico da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) do Estado de São Paulo, acompanhado do diretor presidente da empresa, Joaquim Lopes da Silva Júnior, apresentou os projetos do governo estadual para garantir maior e melhor mobilidade urbana de transportes durante o evento esportivo mundial. O programa de investimentos apresentado prevê um crescimento das linhas de metrô, saindo dos atuais 70 quilômetros para mais de 100 quilômetros em cinco anos.

Hoje o metrô de São Paulo, informa Regina, atende 2,4 milhões de pessoas e em 2014 pode-se chegar a uma saturação, por isso serão necessárias novas obras. O plano de investimento em transportes do governo Alckmin prevê R$ 20 bilhões até 2014 e mais R$ 16 bilhões depois de 2014.

O governo estadual, segundo Ivan Carlos Regina, quer ter uma rede consolidada em 2014 que abranja trens, metrô, corredores de ônibus, estádio, locais de evento, monotrilho.

Algumas das obras que estão no cronograma:

- Implantação do Expresso ABC Paulista

- Implantação do Expresso Aeroporto – ligação Cumbica e centro da cidade

- Trem Regional São Paulo-Jundiaí

- Metrô Leve Guarulhos-ABC Paulista (Veículo Leve sobre Trilhos – VLT)

- Corredor Guarulhos-Tucuruvi

- Corredor Noroeste-Campinas

- Corredor Alphaville-Cajamar

- Corredor Arujá-Itaquaquecetuba

- SIVIM – Sistema Viário de Interesse Metropolitano

- Corredor Perimetral Leste-Jacu Pêssego com 41 estações

(Rosângela Ribeiro Gil)

Adicionar comentário


logoMobile