sociais

logos

Cresce Brasil

A partir de quinta-feira (3/11), engenheiros, professores, estudantes e representantes de ONGs participam do V Eco SP (Encontro Ambiental de São Paulo), uma série de debates sobre as alternativas para reduzir os impactos ambientais no Brasil.

As discussões são uma oportunidade para a apresentação de proposições sobre “Tecnologias limpas”, “Consumo racional de água”, “Solução para os resíduos da arborização urbana”, “Energia e recursos hídricos”, entre outros assuntos, tendo em vista a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2012, a Rio +20, em 2012.

O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, explica que o Eco SP é um ciclo de debates criado a partir do documento “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, elaborado por especialistas de diversas áreas da engenharia nacional. “Nesta edição, queremos ampliar as discussões sobre o crescimento econômico do país sem comprometer os recursos para as gerações futuras.”

O Brasil e o mercado de águas

Segundo os dados do Atlas do Saneamento 2011, divulgado no último dia 19 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez municípios com mais de 100 mil habitantes apresentam perdas entre 20% e 50% do volume de água captada. Nas cidades com população inferior, a perda fica em torno de 20%.

O consumo racional da água, os projetos de saneamento, os recursos hídricos e o mercado de águas no Brasil e no exterior estarão em debate no V Eco SP.

Para aprofundar as discussões sobre o tema, o Eco SP convidou especialistas de diversas instituições (Unicamp, Sabesp, Departamento de Águas e Energia Elétrica, Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo).

Entre os especialistas convidados estão: Claudete Canadá, da Unicamp; Wanderley da Silva Paganini, da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo); Letycia Janot, Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp).

O Eco SP será no complexo Parque Anhembi. As plenárias ocorrem no Auditório Elis Regina e a feira ambiental, no Salão de Exposições (hall nobre 3).

Além de palestras e debates, o Eco SP traz a tradicional exposição de produtos reciclados e serviços que visam à preservação do meio ambiente, como também uma mostra com mais de 30 estandes temáticos.

Sobre o Eco SP - Resultado do Eco Vale, realizado por quatro anos na cidade de Taubaté para discutir as questões ambientais da região do Vale do Paraíba, o Eco SP firma-se como importante fórum de debate na busca de soluções para uma sociedade sustentável e justa.

O encontro sem fins lucrativos é promovido anualmente pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Agenda

Eco São Paulo – Encontro Ambiental de São Paulo

Dias: 3, 4 e 5 de novembro de 2011

Local: Anhembi Parque, auditório Elis Regina/ Hall Nobre 3

Inscrições e a programção completa no site http://www.ecosp.org.br/

Acompanhe a seguir a cobertura especial do V ECO SP:

Eficiência energética e recursos hídricos

Melhores práticas ambientais no saneamento em pauta

Gestão de resíduos da arborização urbana em debate

Garantir água limpa e consumo responsável

Do lixo ao luxo

Programa estimula coleta e destinação correta de pneus inservíveis

Sustentabilidade no transporte urbano

Começa quinta edição do Eco São Paulo

Engenheiros de São Paulo abrem V ECO SP

Comitê paulista agita Rio+20 no V ECO SP

V Eco São Paulo vai debater produção limpa

Adicionar comentário


logoMobile