Manaus vai sediar, na próxima sexta-feira (30/03), o seminário “O mundial e o desenvolvimento” com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além de especialistas e consultores. O encontro será promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), em parceria com o Ministério do Esporte, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), e o Sindicato dos Engenheiros no Amazonas (Senge-AM).
Na ocasião, a federação vai assinar um termo de cooperação técnica com o Ministério do Esporte com o objetivo de atuar no acompanhamento das obras da Copa do Mundo de 2014.
O seminário vai abordar os temas: “O Brasil rumo à Copa 2014”, “Banda larga, uma necessidade na Copa”, “Mobilidade urbana” e “O legado da Copa para a engenharia brasileira”.
A iniciativa faz parte de um movimento permanente dos engenheiros pelo desenvolvimento nacional, chamado de projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, que atualmente dedica-se à Copa do Mundo de 2014. O objetivo é colocar em debate as exigências para a preparação e a realização do mundial, as necessidades locais e regionais e o saldo econômico, social, cultural e estrutural que a Copa vai proporcionar ao Brasil. “Os investimentos devem ser feitos com sabedoria e precisam representar benefícios à população das cidades para além do período do evento esportivo”, afirma o presidente da FNE, Murilo Pinheiro.
O seminário “O mundial e o desenvolvimento” será promovido no auditório Gilberto Mendes de Azevedo da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, das 9 às 17 horas.
Cenário - Os engenheiros atuam em todas as áreas ligadas ao mundial – infraestrutura, comunicações, mobilidade urbana, energia – e conseguem fornecer um cenário real sobre o que está previsto, o que está acontecendo e o legado que a Copa de 2014 deixará. A avaliação é do consultor Artur Araújo, especialista em Copa do Mundo.
Para ele, a oportunidade que a realização do mundial traz ao País vai além do aspecto esportivo. “É o momento do Brasil mostrar o seu desenvolvimento e a capacidade técnica plena de realizar eventos desse porte. Por isso, a importância dos engenheiros no passo a passo das obras, acompanhando e identificando possíveis problemas.”
Agenda
Seminário “O mundial e o desenvolvimento”
Dia: 30 de março – sexta-feira
Hora: 9 às 17 horas
Local: auditório Gilberto Mendes de Azevedo da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (avenida Joaquim Nabuco, 1.919, Centro – Manaus)
Informações e inscrições pelo telefone (92) 3622-1103 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Confira a programação