Os engenheiros da Prefeitura de Teresina ameaçam iniciar uma nova paralisação em suas atividades. A mobilização ocorre porque, segundo a categoria, a administração municipal não cumpriu o acordo feito com os profissionais na última greve ocorrida entre os meses de setembro e novembro do ano passado.
No contracheque do último mês, os engenheiros dizem que a Prefeitura não incluiu o reajuste de 6,22%, destinado ao salário-base de todos os servidores municipais, na principal gratificação criada para a categoria após o movimento paredista do ano passado: a gratificação de complementação. Com isso, de acordo com o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí, Antonio Florentino, o benefício diminuiu e os vencimentos dos profissionais poderão ficar congelados por um período de 10 anos.
“Foi uma quebra de acordo. Em 2011, os profissionais se mobilizaram durante quase oito meses para obter essa melhoria salarial e conseguiram um acordo para acabar com o movimento, acordo que foi proposto pela Prefeitura de Teresina. Eles criaram duas gratificações para os engenheiros e agora, no momento do reajuste dos servidores, a gestão desconsidera a principal delas – a gratificação de complementação – que fez foi diminuir. O reajuste incide apenas sobre o vencimento e a gratificação sobre responsabilidade técnica, excluindo o novo rendimento obtido por eles”, criticou Florentino.
Por conta disso, os profissionais iniciaram uma “Operação Tartaruga”, que vai resultar na diminuição da liberação dos alvarás, vistoria nas obras, elaboração dos projetos e outras atividades. “Os engenheiros estão revoltados. Se até a próxima segunda-feira o problema não for resolvido, vamos nos mobilizar e, em Assembleia Geral, os profissionais vão decidir entrar em greve ou não”, explicou o sindicalista. Se a categoria grevar, os pagamentos das construtoras que realizam obras para a Prefeitura podem atrasar, já que é feito após a autorização do engenheiro responsável pela fiscalização.
O presidente do Sindicato dos Engenheiros lamentou o fato do secretário de Administração, José Fortes, e o prefeito Elmano Férrer (PTB) dificultarem um encontro com a categoria. Nesta segunda-feira, um grupo de engenheiros esteve na Prefeitura, encontrou o secretário de Administração e solicitou uma reunião para resolver o problema. O gestor informou que vai analisar o caso para apresentar uma proposta. (Fonte: SENGE PI Video: Cidade Verde)