sociais

logos

Cresce Brasil

A diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (SENGE-RO) e um grupo de funcionários públicos pertencentes ao Sistema Confea/Crea, associados à entidade, reuniu-se na manhã de ontem (17) com secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral.

No encontro, com duração de cerca de 40 minutos, o sindicato entregou a pauta de reivindicações da categoria, que enfatiza a priorização de três pontos principais: incorporação da gratificação de produtividade e reajuste salarial de 14,26%, além da aprovação e implantação de um plano de cargos e carreira.

Os diretores do sindicato, Eudes de Souza Frós, Adailton Guimarães e José de Jesus Gonçalves Bezerra, abriram a reunião fazendo uma defesa da proposta, informando que há vários anos o Senge-RO vem lutando por melhorias para a categoria.

Segundo eles, os profissionais da engenharia - engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos, num total de 300 outras atividades ligadas ao sistema – exercem um papel de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico, tanto no aspecto científico, quanto na sua aplicação deste conhecimento qualificado, representando majoritariamente o seguimento de investimento que impulsiona o crescimento e desenvolvimento de qualquer nação.

Jesus destacou que nenhuma outra profissão exerce sua atividade, antes do trabalho do profissional da engenharia, daí sua importância. Entretanto, ele expôs ao secretário da Casa Civil que o salario da categoria não corresponde a essa situação de destaque, uma vez que há bem pouco tempo era humilhante e não dignificava os profissionais da engenharia.

“O conjunto dos servidores representados pelo SENGE/RO, anseia por salários mais adequados e, sobretudo pelo estabelecimento de regras que contemple sua evolução de carreira” afirmou ele ao secretário. Neste sentido, a categoria solicitou a elaboração e aprovação de um Plano de Carreira, Cargos e Vencimento (PCCV) que contemple toda a categoria ligada ao Sistema Confea/Crea.

Para o dirigente Eudes Froes a pauta de reivindicação 2012 está fundamentada na grande expectativa de um plano de carreira, com vencimento condizente, que valorize a experiência profissional, adquirida ao longo dos anos, e incentive os mais jovens a continuarem se especializando.

Eudes também destacou e elogiou a vontade do governo em dialogar e negociar com a categoria questões importantes para o sindicato e também para a sociedade rondoniense. Segundo ele, exemplo que deveria ser seguindo pelos dirigentes municipais.

O secretário Juscelino Amaral anotou as reivindicações e prometeu encaminha-las aos setores competes do governo para analise de suas viabilidades. Entretanto, se mostrou bastante otimista quanto ao encaminhamento favorável à categoria. Uma nova audiência já ficou acertada, ainda sem data.

Ao final do encontro, o secretário solicitou algumas informações ao sindicato com vista à elaboração do PCCV da engenharia. A entidade se comprometeu, o quanto antes, levantar as informações do número de associados e aonde se encontram lotados nas várias secretárias do governo do estado.

Assesoria.

Adicionar comentário


logoMobile