O Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (09.05) publicou o extrato de cooperação técnica Nº 1/2012, celebrado entre o Ministério do Esporte e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) visando a uma ação conjunta para que os projetos, obras e prestação de serviços de engenharia relacionadas ao evento Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 sejam desenvolvidos com transparência, eficiência, sustentabilidade e segurança. O acordo tem vigência de 12 meses a partir da assinatura do contrato, em 30 de março, podendo ser prorrogado por igual período, com um limite de 60 meses.
No evento em que o termo foi firmado, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou a experiência e a independência da entidade. Uma entidade com esse acúmulo de experiência pode ser um acompanhador crítico, porque não está vinculada à Copa por patrocinador, nem está vinculada ao poder público. Creio que também terá a mesma importância para as Olimpíadas, que é o desafio seguinte, afirmou Rebelo.
Vemos nesse acordo uma importância muito grande, primeiro pelo reconhecimento ao trabalho da federação e à engenharia nacional com a assinatura desse termo. Vamos discutir também Tecnologia da Informação, mobilidade urbana e legado, afirmou o presidente da FNE, Murilo Celso Pinheiro. A federação vai analisar os projetos, obras e serviços de engenharia relacionados à infraestrutura necessária para a realização do Mundial e encaminhará os estudos ao Ministério do Esporte, que vai avaliar as sugestões.
Fonte:Portal Secopa