sociais

logos

Cresce Brasil

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Materiais (ABM) promove este mes, em Belo Horizonte (MG) o 43º Seminário de Aciaria – Internacional, com representantes da indústria e universidades, para discutir temas relativos à formação dos novos engenheiros para atuação nos processos de fabricação de aços. O evento, que ocorre de 20 a 23 deste mês, está com inscrições abertas no Portal ABM http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/aciaria/2012/.

Prevista para acontecer das 17 às 19 horas, a mesa-redonda Formação de Engenheiros para Aciaria Adequados aos Processos Produtivos terá como coordenadores José Flávio Viana, gerente de processos na Tecnosulfur S/A – empresa anfitriã do Seminário – e o consultor Wilson Ferreira de Souza, também mediador da atividade.

Clarisse Pires e Albuquerque Drummond, gerente de desenvolvimento de Recursos Humanos (RH) da ArcelorMittal Aços Longos, vai apresentar as fases de seleção dos novos engenheiros, o nível de exigência, definição dos perfis adequados aos requisitos da empresa, atividades de preparação para o recebimento dos novos profissionais, indicadores de aproveitamento e turnover (rotatividade de pessoal). Além disso, falará da relação entre a área de RH da empresa e a operacional (aciaria), abordando o programa de integração.

Jadir Dadalto, gerente de aciaria da ArcelorMittal Tubarão, versará sobre as expectativas de formação e habilidades de novos profissionais. Levando em conta as características de manufatura das aciarias, considerada um ambiente de grande adversidade ambiental, ele falará sobre o trabalho com equipamentos robustos, elevado nível de calor, poeiras, etc. Dadalto mostrará, ainda, os planos de treinamentos e desenvolvimento da empresa que objetivam promover o crescimento do engenheiro aliado aos resultados esperados de produção, qualidade e custos.

A Fundação Gorceix, como instituição com experiência internacional na formação de profissionais do setor industrial, estará representada por seu presidente Cristóvam Paes de Oliveira, que tratará da integração entre universidades e empresas (no Brasil e no exterior) visando à admissão dos engenheiros nas organizações.

Já Márcio Frazão Guimarães Lins, assessor de planejamento e suporte da CSN e professor do Departamento de Metalurgia Industrial da Universidade Federal Fluminense (UFF), levantará questões sobre a formação de engenheiros metalurgistas de acordo com a visão da instituição de ensino.

O ponto de vista dos estudantes também será exposto no evento por meio de Bruno Veiga Fontana, diretor da Divisão Técnica ABM Jr e aluno de engenharia metalúrgica da UFF. Ele, que já atua no mercado como estagiário da Votorantim Siderurgia, explorará as expectativas em relação ao desempenho acadêmico, associado à qualidade do ensino, nível de experiência do corpo docente, maturidade dos formandos e ao ingresso nas empresas. Aproveitará a oportunidade para falar sobre como os estágios podem impulsionar a carreira.

Após as considerações, haverá um debate entre os expositores e os participantes poderão fazer questionamentos.

Integrando a programação do Seminário de Aciaria, que está bastante rica, há apresentação de 72 contribuições técnicas, o painel Tecnologias em aciarias voltadas para eficiência energética, palestra e dois cursos: Thermochemical computer-aided steelmaking in the industrial practice (featuring FactSage and derived software) e Controle de temperatura nos processos de refino primário, refino secundário e lingotamento contínuo de aços: uma abordagem prática.

SERVIÇO

43º Seminário de Aciaria - Internacional

Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

Data: de 20 a 23 de maio de 2012

Local: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4001, Belo

Horizonte - MG

Fonte: Assessoria de Imprensa

Adicionar comentário


logoMobile