sociais

logos

Cresce Brasil

Começou na terça-feira, 30/10, o 5º Congresso Internacional de Inovação, promovido pelo Sistema FIERGS, com patrocínio da FINEP. Com o tema “Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riqueza”, o Congresso vai até hoje, 31/10, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre (RS), quando será encerrado com a cerimônia de entrega do Prêmio FINEP de Inovação na região Sul.

A parte da manhã foi dedicada às palestras e debates sobre economia criativa. Gerd Leonhard, fundador do GreenFuturist e CEO da The Futures Agency, da Suíça, falou da explosão da conectividade e da colaboração em redes como um novo "ecossistema que já está construindo o futuro dos negócios". Gerd afirmou, ainda, que a força dessas mudanças é tamanha que vai modificar padrões de comportamento de produção e consumo: "sairemos de um modelo de "ego" para "eco", num sentido amplo de sustentabilidade", disse.

A diretora de Inovação do Collaborative Lab, da Austrália, Lauren Anderson palestrou sobre consumo colaborativo e várias tendências de compartilhamento que têm tomado impulso com as redes sociais:

- Hoje, o consumidor começa a dar mais valor à facilidade de acesso a um serviço ou bem material do que possuí-lo. Desde a criação do eBay, até os novíssimos serviços online em que pessoas compartilham carros, por exemplo, a tendência é uma mudança do "possuir" para o "emprestar" e o "alugar". Na Europa, até serviços de empréstimos de dinheiro estão sendo feitos online legalmente, de pessoa para pessoa, eliminando a intermediação de grandes coorporações financeiras, com sucesso - afirmou Lauren.

"Boas ideias"

Um dos destaques da tarde foi Steven Johnson, professor da New York Univesity e autor de livros de sucesso sobre inovação, como "De Onde Vêm As Boas Ideias", que deu título à palestra. Segundo Johnson, as ideias inovadoras não surgem de "momentos de insights mágicos e instântaneos", que frequentemente povoam o imaginário do senso comum. "Na verdade, essas ideias são frutos de um caos maior do que se supõe, e dependem não só do ambiente, e das ferramentas disponíveis, mas de um processo de maturação, além da combinação e compartilhamento de informações", disse.

Para que as "boas ideias" surjam, é essencial que haja o que o autor chama de "rede líquida": quanto maior e mais diversificada for a rede de compartilhamento de uma ideia, mais chances haverá de o conhecimento fluir e gerar inovações. "Trata-se, também, de abraçar o caos colaborativo e o tempo de ócio como algo positivo e produtivo, tal qual já perceberam algumas grandes empresas, que dão uma porcentagem do tempo de trabalho para os funcionários se dedicarem a projetos extras", explica o professor.

A abertura do Congresso contou com a presença do presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, do secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolviemento Tecnológico do Rio Grande do Sul, Cleber Cristiano Prodanov, do coordenador nacional do Prêmio FINEP de Inovação, Carlos Ganem, e do Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, entre outras autoridades. No final do primeiro dia do evento, foi entregue o Prêmio de Pesquisador Gaúcho.

Prêmio FINEP

A cerimônia de entrega do Prêmio FINEP de Inovação 2012 na região Sul vai encerrar o segundo e último dia do Congresso, nesta quarta-feira, 31/10, às 18h. O evento é aberto ao público, e é necessário confirmar presença. Conheça os finalistas e detalhes da premiação.

Fonte: Finep

Adicionar comentário


logoMobile