A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Chesf para participar de projeto de geração de energia solar. A Chesf vai investir R$ 44 milhões na implantação da plataforma, com instalação prevista para 2013.
Será construída no município de Petrolina a Central Fotovoltaica da Plataforma Solar da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deu parecer favorável à Chesf para desenvolver o projeto que terá uma capacidade de 3MW. A Central permitirá o estudo de diferentes configurações e tipos de geradores, a análise do desempenho e vida útil dos equipamentos e a performance das várias tecnologias de materiais que serão utilizados para a conversão da energia solar em eletricidade.
Segundo o prefeito Julio Lossio essa iniciativa da Chesf possibilita o crescimento da energia solar no município. “Esta semana alinhamos com uma representante Belga a implantação de painéis solares no Ceape de forma a produzirmos energia limpa e econômica. Petrolina tem bastante sol ao longo do ano o que aumenta a geração de eletricidade de forma eficaz”, disse.
Em nota, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, ressaltou a importância do aproveitamento da geração solar. Ele comemorou a oportunidade de estreitamento da cooperação entre UFPE e Chesf.
Já o presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, afirmou que é essencial inserir a geração solar fotovoltaica na matriz energética brasileira. Segundo o executivo, o projeto em Petrolina vai servir como orientador de estratégia e formador de preço. “Precisamos colocar essa tecnologia em prática”, afirmou.
Fonte: Inovação Unicamp e Secom PMP