sociais

logos

Cresce Brasil

Nestes dias 12 e 13, a cidade São Paulo recebe a sexta edição da EcoSP, encontro ambiental realizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de S. Paulo (SEESP) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Ampliada a partir da Eco Vale, realizada por quatro anos na cidade de Taubaté (SP) para discutir as questões ambientais da região do Vale do Paraíba, a EcoSP é um importante fórum de debates, que busca soluções para uma sociedade sustentável e justa. Além de palestras e debates, o Eco SP traz a tradicional exposição de produtos reciclados e serviços que visam à preservação do meio ambiente, como também uma mostra com mais de 30 estandes temáticos.

Inovação, tecnologia e sustentabilidade para o desenvolvimento

Este ano, estão entre os temas principais a reciclagem de alimentos, controle biológico de pragas e gerenciamento de águas contaminadas, reunirá engenheiros, arquitetos, estudantes e ambientalistas. Mas também a relação das empresas com inovação, considerada um dos principais aspectos do desenvolvimento sustentável, será debatida no encontro. Em pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em 2011, representantes de 63 empresas mostram que 97% consideram fundamental que as organizações inovem para buscar a sustentabilidade, tanto do negócio quanto da economia e do planeta. Apesar dessa consciência, 70% dos participantes do estudo acreditam que as empresas estão preocupadas, mas não direcionam seus investimentos em inovações com foco no crescimento sustentável.

Para aprofundar as discussões sobre o tema, o Eco SP convidou especialistas de diversas instituições. Entre os palestrantes estão o ex-reitor da Universidade das Nações Unidas (UNU) e ex-sub-Secretário Geral da ONU, Heitor Gurgulino de Souza, o diretor do Departamento de Clima da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Molion, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Taubaté, Edson Aparecida de Araújo Querida.

O presidente da FNE e da CNTU, Murilo Celso de Campos Pinheiro, aponta a importância desse projeto dentro de um processo de mobilização dos engenheiros que já completa seis anos, materializado das propostas do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, voltadas ao desenvolvimento sustentável com inclusão social. “Nesta edição queremos ampliar a discussão que defende o crescimento econômico com preservação do meio ambiente e inclusão social”, ressalta Pinheiro.

Confira a programação Fonte: FNE com SEESP

Adicionar comentário


logoMobile