O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) repassará R$ 3 bilhões à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O dinheiro será investido em inovação e pesquisa científica e tecnológica. Segundo informou o presidente da Finep, Glauco Arbix, durante o Seminário Inovação e Desenvolvimento Econômico” realizado no dia 6 de novembro, em São Paulo, os recursos serão aplicados nas linhas de crédito subsidiado, de forma descentralizada – a Financiadora está estudando fazer parcerias com bancos regionais para que estes repassem os recursos.
A autorização para o repasse foi aprovada no dia 1º de novembro em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN). O órgão reúne os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, além do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
O conselho também regulamentou a linha de crédito especial de R$ 20 bilhões para os Estados e o Distrito Federal, anunciada em junho e prevista para entrar em vigor somente agora, após as eleições municipais.
Outra resolução aprovada autoriza o BNDES a transferir a quantia aos bancos públicos federais, que emprestarão os recursos aos governos estaduais. A linha financiará obras de infraestrutura incluída no Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinvest).
Fonte: ANPEI