sociais

logos

Cresce Brasil

O Sindicato dos Engenheiros de Roraima (por lá, eles gostam que pronunciemos Ró-rái-ma), dando continuidade ao projeto CRESCE BRASIL da Federação Nacional dos Engenheiros, realizou no dia 11 em Boa Vista o grande seminário sobre os desafios para o desenvolvimento do Estado.

Com a casa cheia- e a casa era o salão oficial do Corpo de Bombeiros- o seminário discutiu durante o dia inteiro temas de interesses, como a situação energética e o incremento da piscicultura em Roraima. Mas o que chamou minha atenção foram duas intervenções, detalhadas e pertinentes, do governador José de Anchieta e do senador Romero Jucá.

Encarnando, cada um, a lógica da administração e a lógica do projeto, fizeram ambos, verdadeiras prestações de conta de seus mandatos executivo e legislativo.

Em minhas andanças pelo Brasil, ao acompanhar o projeto da FNE, confesso que estas apresentações foram surpreendentes. Raramente tive a oportunidade de escutar algo que, apoiado em realizações, enfrenta os problemas com uma perspectiva de futuro, traçada como um verdadeiro projeto, portanto, dependente de engenharia, de seus profissionais e saberes.

Os potenciais do Estado são enormes. Enfrentada a insegurança energética (porque Roraima depende da rede elétrica venezuelana que tem apresentado falhas), as dificuldades de transportes (com a construção do que chamam “arco norte” até a Guiana), a regularização fundiária em duas áreas, uma para o agronegócio de exportação e outra para a agricultura familiar de consumo interno e reorganizado controle das terras indígenas ( que somam 45% do território), as realizações atuais e o projeto de futuro são sustentáveis e convincentes.

Dos quatro ex-territórios do Norte, Roraima, por seus dirigentes e pelo empenho dos engenheiros e técnicos, destaca-se como uma estrela brilhante de nossa bandeira. Cresce Ró-rái-ma!

João Guilherme Vargas Netto é consultor sindical da FNE

Adicionar comentário


logoMobile