Numa iniciativa inédita, a FAPERJ reunirá, pela primeira vez em sua história, todos os contemplados em um de seus editais num mesmo espaço físico, com toda a infraestrutura necessária que desenvolvam seus projetos num ambiente de coworking - modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e de recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação.
A partir da segunda metade de junho, um dos prédios do conjunto arquitetônico de três edifícios, no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio, um espaço de 1000 m² estará abrigando todos os responsáveis por cerca de cinquenta ideias desenvolvidas por jovens empreendedores na área de tecnologia digital, contemplados pelo edital Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro (Start-up Rio).
O programa se destina a acompanhar empresas recém-criadas, a maioria ainda na fase de desenvolvimento e pesquisa de mercado - as chamadas start-ups - na área de tecnologia digital, com apoio de consultores e parceiros do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da regional Rio da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), além de empresas privadas, como Cisco Sistems e Intel, entre outras.
Patrimônio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e cedido ao governo estadual, o prédio onde serão desenvolvidos os projetos sediará o Polo de Inovação em Tecnologia Digital, onde, nos próximos doze meses, os selecionados participarão de um programa de educação em empreendedorismo para concretizar seus sonhos ou mesmo transformá-los em empresas inovadoras.
O anúncio foi feito pelo diretor de Tecnologia da FAPERJ, Rex Nazaré Alves, que na ocasião representou o presidente da Fundação, durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, para entrega dos termos de outorga aos cinquenta contemplados de um total de 153 projetos enviados à Fundação. O evento contou com a presença de representantes governamentais, empresários da iniciativa privada e de jovens empreendedores.
Para Rex Nazaré, o programa Start-up Rio transforma o estado em vitrine de exportação para essas futuras empresas, e o inclui no calendário de eventos internacionais. "O estado do Rio de Janeiro não poderia deixar de atuar numa nova cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo entre os jovens, a maioria recém-saídos das universidades e sem experiência anterior na apresentação de projetos para concorrer a editais", complementou.
Já o secretário de estado de C&T, Alexandre "Tande" Vieira afirmou que o próprio programa é uma start-up, uma política inovadora, uma obra inacabada que deverá ser corrigida ao longo do tempo. "Assim como vocês, jovens empreendedores, estão aprendendo a desenvolver suas ideias, nós também estamos aperfeiçoando a iniciativa. Esse programa é, em primeiro lugar, uma estratégia pensada pelo governo estadual para diversificar nossa economia nos próximos anos e criar uma cultura empreendedora no estado", destacou o secretário. "No Polo de Inovação em Tecnologia Digital, que está sendo criado, além do espaço voltado para as start-ups, que estará pronto em meados de junho, construiremos uma biblioteca e um anfiteatro. Em 2015, vamos inaugurar, no terceiro prédio, um espaço voltado para empresas da área de biotecnologia", acrescentou.
Subsecretário de estado de C&T e coordenador do programa Start-up Rio, Augusto Raupp falou sobre a satisfação de, depois de 20 anos do surgimento da Internet no país - de que participou como pesquisador e gestor -, ver uma iniciativa concreta que agrega os três segmentos da chamada "hélice tríplice": governo, empresas e estudantes. "Pesquiso e trabalho há mais de dez anos com incubadoras de empresas e sei da importância das aceleradoras. Nesse sentido, o governo também tem noção da importância da criação de empresas inovadoras", afirmou.
Fonte: noticia-rio_de_janeiro_tera_polo_de_inovacao_em_tecnologia_digital-142227_20052014
Autor: Confa