sociais

logos

Cresce Brasil

Em 2014, ministro recebeu documento da CNTU e propostas do Cresce Brasil Novos Desafios

Atual ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias será mantido no cargo pela presidenta Dilma Rousseff. Com isso, o PDT – partido que ele ajudou a fundar com Leonel Brizola – seguirá a tradição de comandar a pasta.

Em 2014, Dias participou de Seminário realizado pela CNTU sobre a “Valorização do Ministério do Trabalho e Emprego” e, posteriormente, recebeu do presidente da entidade, Murilo Pinheiro, o documento produzidoa partir dos resultados do encontro, apresentando algumas preocupações dos profissionais liberais. Entre elas, o textp aponta a vulnerabilidade do ministério, com um número de auditores aquém da mínima quantidade necessária para fiscalizar as empresas no Brasil, e com enfraquecimento decorrente da perda de algumas atribuições, como a de participar mais decisivamente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), hoje a cargo do Ministério da Educação.

Cresce Brasil

O ministro Manoel Dias também recebeu, em primeira mão, a edição 2014 do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, criado, em 2006, pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), como contribuição da categoria aos grandes temas de desenvolvimento social e econômico do País.

Pinheiro, que também está à frente da federação, contextualizou o projeto para o ministro, explicando que, após debater a necessidade de investimentos em infraestrutura, o projeto aponta a urgência em se avançar na industrialização do País, com inovação e ganhos de produtividade. Mais que isso, evitar que esse setor, essencial à expansão econômica, passe por um processo precoce de encolhimento. Os Novos Desafios identificados exigem medidas corretas na área econômica. É preciso estabelecer uma política de Estado estrategicamente voltada a tal objetivo, por exemplo, adensando cadeias produtivas promissoras.

Perfil de militante

Dias é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, na qual começou a carreira política como líder estudantil no início dos anos 1960. Foi eleito vereador pelo PTB em 1962, mas teve o mandato cassado pelo regime militar, posteriormente. O fato se repetiu quando se elegeu deputado estadual em 1967, a partir de quando também teve os direitos políticos cassados por dez anos.

Atualmente é secretário-geral do PDT e presidente da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, de estudos políticos. Dias comanda o Ministério do Trabalho desde março de 2013, quando entrou para substituir Brizola Neto.

Manoel Dias também ajudou a refundar o Partido Trabalhista Brasileiro e a fundar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que posteriormente daria origem ao PMDB. Foi candidato a governador de Santa Catarina em 2006 e 2010, mas não foi eleito.

 

Fonte: noticia-manoel_dias_e_mantido_no_ministerio_do_trabalho-125410_02012015

Autor: CNTU com imprensa Seesp e Agência Brasil

Adicionar comentário


logoMobile