Integração dos trabalhadores e possibilidade de organização sindical e negociações coletivas conjuntas nos paises do bloco estarão na pauta do encontro sob a presidência pro tempore do Mercosul ocupada pelo Brasil
Representantes do Departamento de Relações Internacionais da CNTU, Gilda Almeida de Souza, Fernando Palmezan Neto e Welington Moreira Mello participam, nos dias 14, 15 e 16 de julho, em Brasília, da XVIII Cúpula Social do Mercosul. Será a primeira reunião da Cúpula desde que os ministros do Trabalho do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela assinaram uma declaração que estabelece a possibilidade de trabalhadores dos cinco países do Mercosul terem direito à organização sindical conjunta e se unam para negociações coletivas junto aos setores patronais.
Realizado este ano sob a presidência pro tempore do Mercosul ocupada pelo Brasil, o encontro terá como lema “Avançar no Mercosul com mais Integração, mais Direitos e mais Participação” e será realizado previamente à Cúpula de Presidentes do Mercosul, que também acontecerá em Brasília.
O Mercosul Social e Participativo é voltado a promover diálogos da sociedade civil no âmbito do Mercosul com os governos integrantes do bloco. Participam representantes de governos, parlamentos, centrais sindicais, grêmios, associações, pastorais sociais, cooperativas, organizações de pequenos e médios empresários e de ONGS.
A CNTU participa do encontro pouco mais de um mês antes de realizar seu II Seminário Internacional de Integração dos Trabalhadores Universitários (27 e 28 de agosto) que terá a organizacao e movimento sindical no âmbito do Mercosul como um dos temas.
Fonte: noticia-cntu_vai_ao_mercosul_social_e_participativo-153722_14072015
Autor: Redação CNTU