sociais

logos

Cresce Brasil

Questões relacionadas aos recursos aquáticos e pesqueiros de todo o país estarão sendo discutidas por estudantes, pesquisadores e profissionais de engenharia de pesca a partir de hoje (16) em Manaus, durante a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep). O evento, realizado de dois em dois anos, espera receber cerca de 500 participantes.

A programação do congresso inclui palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros, conferências, mesas-redondas, além de um encontro com os coordenadores dos cursos brasileiros de Engenharia de Pesca. O presidente da comissão de apoio logístico do encontro, Gelson Batista, explicou que o debate ocorre no momento em que a necessidade de se criar alternativas de uso sustentável de recursos naturais, especialmente os aquáticos, é cada vez mais evidente. Ele destacou as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e afirmou que é preciso fomentar os investimentos do setor empresarial no segmento da tecnologia do pescado.

"O aproveitamento dos resíduos de peixes é um grande exemplo da tecnologia do pescado que está sendo desenvolvida no Amazonas. Em meio a vários exemplos, podemos citar os subprodutos do pescado, como a farinha de peixe, a lingüiça de peixe e o hambúrguer de espécies variadas de peixe. Essas são algumas das tecnologias que estão sendo trabalhadas aqui no estado e que contribuem para o uso racional dos recursos naturais. Falta agora passar essas informações ao setor empresarial, para que se começe a fazer os investimentos necessários no setor", declarou.

O encontro será aberto hoje (16) à noite, com a presença do ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Os debates vão até sexta-feira (19), com o tema "Recursos Pesqueiros e Desenvolvimento Sustentável". A promoção é da Federação dos Engenheiros de Pesca do Brasil, Associação dos Engenheiros de Pesca do Amazonas, com apoio da Ufam e do Inpa.

Para mais informações, acesse www.conbep2007.com.br

Autor: http://www.engenhariadepesca.ufc.br/

Adicionar comentário


logoMobile