O Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), da USP, lança no dia 23, às 10h, na Escola Politécnica (Poli), o veículo movido a etanol, que faz parte do Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Etanol para o Transporte Sustentável)
Dados da Agência Internacional de Energia indicam que o setor de transportes em todo o mundo é responsável por cerca de 24% do dióxido de carbono (CO2) lançado na atmosfera, e a redução deve ser buscada com urgência. No esforço de responder a este desafio, o objetivo do projeto é demonstrar a viabilidade do uso do etanol (brasileiro) no transporte público urbano.
Coordenado pelo Cenbio e estimulado pela União Européia e a Prefeitura de Estocolmo, o BEST, no Brasil, conta com um time composto por mais oito instituições: Baff/Sekab, Copersucar, EMTU, Marcopolo, Scania, SPTrans, Unica e Petrobras.
Participam do lançamento do BEST o professor doutor José Roberto Moreira, da USP, presidente do Conselho Gerenciador do Cenbio e principal articulador do BEST, e representantes das oito instituições parceiras do programa.
Autor: Arte: www.nicomexnoticias.com.br