sociais

logos

Cresce Brasil

Diante da necessidade da maior aproximação com os estudantes de engenharia e de agronomia das instituições de ensino superior do Maranhão, o Sindicato dos Engenheiros no Estado no Maranhão (Senge-MA) criou o Núcleo Jovem Engenheiro em encontro de lideranças estudantis realizado em maio de 2016 na sede da entidade. O encontro contou com a participação do eng. Berilo Macedo (presidente do SENGE/MA), da eng. Odinéa Ribeiro (diretora do SENGE/MA) e de lideranças estudantis dos cursos de engenharia da Universidade federal do Maranhão - UFMA, Uniceuma, Maurício de Nassau e Pitágoras.

O Núcleo tem por objetivo ampliar a participação dos futuros engenheiros  nos debates quanto à conscientização das responsabilidades do exercício profissional, nas questões fundamentais da engenharia para o desenvolvimento do País e no movimento político e sindical da categoria, e tem como coordenador o estudante de engenharia elétrica da UFMA, Felipe Raposo.

“O Senge-MA já mantém permanente contato com os futuros engenheiros e o Núcleo Jovem Engenheiro possibilita o estreitamento do canal de comunicação do sindicato com os alunos dos cursos das áreas de engenharia e agronomia no Estado. A ideia é que os alunos e recém-formados discutam as oportunidades do mercado de trabalho, o perfil do futuro engenheiro e a política profissional com o apoio do Senge, tendo como finalidade a valorização profissional da categoria e o desenvolvimento do estado e do país”, explica o presidente do Sindicato, Berilo Macedo.

A iniciativa de criação do Núcleo surgiu de uma discussão nacional dos sindicatos dos engenheiros, sob a liderança da FNE, a partir da experiência de sucesso do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – Seesp, coordenado pela recém-formada engenheira ambiental e sanitária Marcellie Dessimoni.

O Senge-MA já participa dos eventos promovidos pelos estudantes universitários, a exemplo da Semana da Engenharia da UFMA, Encontro Regional de Estudantes Engenharia Civil – EREEC e I Maratona de Engenharia do Pitágoras, dentre outros, além da disciplina "Engenharia, Sociedade e Segurança do Trabalho" ministrada aos alunos dos cursos de engenharia elétrica e química, uma parceria do SENGE/MA com a Universidade Federal do Maranhão desde o ano 2008.

“A participação da Marcellie foi de suma importância, pois ela nos mostrou as dificuldades que tiveram ao implementar esse programa em São Paulo. Ela explicou de forma clara o funcionamento e tirou todas as nossas dúvidas”, comentou o coordenador do Núcleo Jovem Engenheiro no Estado do Maranhão, Felipe Raposo.

O Jovem Engenheiro e o País

Por ser uma profissão decisiva em relação ao crescimento do país, o Núcleo tem como missão construir uma nova etapa do sindicalismo brasileiro. Além da valorização profissional e da importância do papel na sociedade, o espaço traz a juventude, o dinamismo e a formação de novas lideranças, ativando uma grande rede de engenheiros engajados na melhoria do futuro do país. 

“A juventude vive uma das fases mais importantes. É preciso participar e contribuir efetivamente com a sociedade. Precisamos formar novos líderes, criativos, inovadores e que acima de tudo tenham ética profissional e capacidade de adaptação em todas as esferas. Desejo que o Núcleo Jovem Engenheiro do Maranhão seja um movimento que auxilie e contribua com a sociedade maranhense e com o nosso país”, ressalta Marcellie Dessimoni.

Pode participar do núcleo estudantes em graduação das áreas de engenharia e agronomia e também profissionais recém-formados sem restrição de idade. Entretanto, para ter voz nas reuniões do núcleo, é necessária a filiação ao sindicato de forma gratuita até o primeiro ano de graduado.

 

Fonte: Senge-MA

Adicionar comentário


logoMobile