sociais

logos

Cresce Brasil

O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, anunciou o encerramento da greve de fome que durou 24 dias.O anúncio sobre o fim do jejum foi feito por meio de uma carta, lida ao fim da missa das 20 horas na cidade de Juazeiro (BA), por Adriano dos Santos Martins, da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese).

Segundo Martins, a carta foi escrita durante a tarde de quinta-feira e fala sobre os 36 anos de sacerdócio do bispo e seu “desalento” com a decisão do Poder Judiciário de suspender a liminar que proibia a continuidade das obras de transposição do rio São Francisco. “Ele falou que decidiu encerrar o jejum pelos amigos, familiares e movimentos sociais que o apóiam e que pediram muito para que ele parasse com a greve. Dom Cappio havia sido internado na quarta-feira e teve alta na quinta, quando encerrou a greve a pedidos. É um dia de comemoração para todos nós”, avaliou Martins.

A Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência informou que um representante do governo se reuniu novamente com a CNBB com a disposição de negociar seis dos oito pontos propostos pelos movimentos sociais. Os seis pontos não incluem a paralisação da obra nem a mudança no volume de água desviado, mas abrangeriam a implementação de 530 obras previstas pela Agência Nacional de Águas (ANA) para equilibrar o abastecimento hídrico no Nordeste e a elaboração de um plano de desenvolvimento socioambiental sustentável para todo o semi-árido brasileiro.

A continuidade das obras

O Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União de 20 de dezembro o resultado da concorrência para execução das obras do Lote 1 do Projeto de Integração do São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional. O vencedor foi o Consórcio Águas do São Franscisco, formado pelas empresas Carioca S.A., Paulista e Serveng.

O contrato entre o consórcio vencedor e o Ministério da Integração Nacional será assinado nos próximos dias, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. O valor global do lote é de R$ 238,8 milhões. O consórcio será responsável pela execução das obras civis de instalação, montagem, testes e comissionamento dos equipamentos mecânicos e elétricos. Serão abrangidos municípios localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Autor: Roosewelt Pinheiro/ABr

Adicionar comentário


logoMobile