Instituições de educação superior com programas de mestrado e doutorado, especialmente nas áreas de engenharia, têm prazo até 21 de janeiro de 2008 para inscrever projetos no Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Engenharias (Pró-Engenharias)
Entre as finalidades previstas no edital do programa estão o fomento de redes de pesquisa e a formação de mestres e doutores. O objetivo da Capes/MEC é estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando recursos humanos e infra-estrutura existentes em diferentes instituições de educação superior.
Podem concorrer programas de pós-graduação stricto sensu, com prioridade para os projetos que tratem de engenharia sustentável, melhor uso de energias renováveis, processos biotecnológicos e biomecânica, desenvolvimento de materiais, microssistemas e nanossistemas, gestão de operações e manufatura, automação e controle, processamento e tecnologia da informação, além de biocombustíveis.
Os projetos selecionados terão duração de quatro anos e cinco para exercício orçamentário. O valor do financiamento é de até R$ 120 mil por ano, além de passagens aéreas e diárias para missões de pesquisa e docência. As atividades começam no primeiro semestre de 2008.
Mais informações em: http://www.capes.gov.br/opencms/opencms/bolsas/especiais/Pro_Engenharias.html
(Assessoria de Imprensa da Capes)
Autor: cybereconomia