Uma primeira rodovia da França recebeu um quilometro de extensão coberto por 2.800 metros quadrados de painéis solares que podem gerar a energia necessária para o funcionamento do sistema de iluminação público da cidadezinha de 3.400 habitantes por onde ela passa.
A obra é parte de uma estratégia do governo de promover, com a pavimentação de mil quilômetros no país com painéis solares, a energia sustentável necessária para proporcionar energia a residências ou sistemas de infraestrutura pública. O anúncio foi feito há um ano pela ministra de Ecologia e Energia da França, Ségolène Royal. Sua ideia era chega à meta em cinco anos. O projeto foi concebido e executado pela empresa Wattway. De acordo com um comunicado de imprensa, a produção anual estimada é de 280 MWh, com produção diária média de 767 kWh, podendo alcançar 1.500 kWh por dia no verão.
O site Archdayly Brasil considera que a estratégia poderá beneficiar sobretudo a população de regiões onde a distribuição de energia é mais complexa.
Redação FNE