Dirigentes das centrais sindicais se reuniram nesta quarta-feira com os líderes da Câmara dos Deputados, para pressionar pela aprovação do PL 1.990/07, que regulamenta as centrais sindicais, já com as alterações feitas no Senado.
Para os representantes do movimento sindical, a questão que traria maior polêmica – a questão da contribuição sindical - já está resolvida. O Governo está negociando com as centrais um projeto que será enviado ao Congresso Nacional, que visa substituir o atual modelo de custeio do movimento sindical.
Outra grande reivindicação do movimento é a criação da comissão especial para analisar a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 231/95, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas, outro tema que tratado na reunião. O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT/SP), disse que irá determinar que sua assessoria providencie a criação da comissão.
O líder do Governo também já havia manifestado a sua posição com relação à redução da jornada de trabalho, segundo o Diap. “Esse é um tema que devemos discutir, pois os avanços na tecnologia nos obriga a uma readequação”, comentou Henrique Fontana sobre reformulação da mão-de-obra que passa pela redução da jornada, sem redução dos salários.
O próximo passo dos representantes das centrais sindicais será no Planalto. Eles devem se reunir nesta quinta-feira (14), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater um novo formato para o financiamento do movimento sindical brasileiro.
O pedido de audiência foi feito pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT/SP). Além de discutir a questão do custeio sindical, os dirigentes irão tratar do projeto de lei que regulamenta as centrais - PL 1.990/07, pronto pra votação no plenário da Câmara.
Depois, os dirigentes sindicais pretendem ir novamente à Câmara, acompanhados dos ministros Luiz Marinho (Previdência) e Carlos Lupi (Trabalho). Segundo o Diap, a visita tem o objetivo de engrossar o movimento das centrais sindicais para pedir a aprovação do PL das centrais e iniciar conversas para que o projeto que será enviado pelo Governo para exame do Legislativo, a fim de criar novo meio de sustentação financeira do movimento sindical do País.
O encontro está marcado para as14h30 na sala da presidência da Câmara dos Deputados. A proposta do novo custeio sindical será elaborada pelo grupo de trabalho compostos pelas centrais sindicais, confederações patronais e técnicos do Ministério do Trabalho.
Acompanhe noticias de André Santos, sobre o tema, no Diap:
13/02/2008 - MOVIMENTO SINDICAL
Ministros vão a Câmara para pedir aprovação do PL das centrais
13/02/2008 - MOVIMENTO SINDICAL
Dirigentes sindicais se movimentam na Câmara para aprovar PL das centrais
13/02/2008 - MOVIMENTO SINDICAL
Centrais se reúnem com líderes da base nesta quarta-feira (13)
12/02/2008 - CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
Centrais se reúnem com Lula para debater agenda dos trabalhadores
Autor: Edson Santos