sociais

logos

Cresce Brasil

A apresentação da metodologia a ser seguida pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) para acompanhar o andamento das atividades previstas no Plano de Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010 foi o principal item da primeira reunião plenária do CCT este ano, ocorrido quarta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília. A exposição foi feita pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias.

No encontro, presidido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, foram feitas duas apresentações sobre pesquisas e ações que já são desenvolvidas nas áreas agrícola e saúde, sobretudo pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O primeiro tema foi exposto pelo presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, e as ações na saúde, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), Reinaldo Guimarães.

A terceira manifestação foi do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que mostrou os mecanismos e dispositivos econômicos disponibilizados ao setor empresarial para alavancar a cultura da inovação no meio industrial.

Coutinho apresentou ainda um balanço das atividades do Banco e de alguns resultados já alcançados no setor empresarial graças ao apoio da instituição.

O CCT tem sua próxima reunião marcada para 18 de junho. Nessa oportunidade, os quatro comitês gestores que serão formados passam a analisar e a acompanhar as ações em andamento. Os outros encontros do ano serão no dia 17 de setembro e 17 de dezembro

Gargalos da Hidrelétricas

Ao final de uma solenidade em que o presidente Lula saudou a equipe de governo envolvida com as obras do PAC, foi realizada uma outra reunião ministerial, na Casa Civil, para uma avaliação dos gargalos na construção de usinas hidrelétricas e exploração de minérios.

Participaram da reunião os ministros Edison Lobão, de Minas e Energia; Marina Silva, do Meio Ambiente; e Tarso Genro, da Justiça, além de dirigentes da Petrobras, Eletrobrás e da Empresa de Pesquisa Energética.

O encontro não foi conclusivo e nova reunião será realizada na próxima terça-feira (25) com o mesmo grupo.

Na quinta-feira, dia 20, em cerimônia de assinatura de convênios para concessão de águas e estudo de viabilidade de um alcoolduto, realizada em Foz do Iguaçu (PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PAC precisa de um sistema de controle eficiente para que não haja distorção da informação. Ele informou que quer uma central online de informações sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ao comentar a crítica que fez aos ministros cujas pastas têm obras programadas no PAC, de que estariam fornecendo a ele informações desencontradas sobre o programa, disse que a solução será “consolidar tudo numa só base de dados”.

Adicionar comentário


logoMobile