Realizado em 24 de março último, no Novotel São Paulo Center Norte, o seminário “Cresce Brasil – Região Metropolitana de São Paulo” apontou a necessidade de planejamento e gestão integrados para dar conta das demandas da Região Metropolitana de São Paulo, que reúne 39 municípios, cerca de 19 milhões de habitantes e graves problemas.
Além da desigualdade social que impera e de o mercado de trabalho continuar a reproduzir essa situação, como indicou o economista Marcio Pochmann, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), um dos principais é a deficiência no transporte público e conseqüentes congestionamentos monstros, conforme apontaram diversos palestrantes na oportunidade.
Promovido pelo Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) e FNE, o debate integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – o qual foi lançado pela federação em 2006 e propugna por uma plataforma nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social.
A premência de se encontrarem soluções para a Região Metropolitana de São Paulo foi demonstrada pela ampla participação no evento, como observou o presidente do Seesp e FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro. Aproximadamente 800 pessoas prestigiaram a iniciativa, entre as quais diversas autoridades. Entre elas, o prefeito da Capital paulista, Gilberto Kassab; o vereador Eliseu Gabriel (PSB); o secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Lair Krahenbuhl; o secretário adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo Silva, representando o governador José Serra; o secretário adjunto de Esporte, Lazer e Turismo, Flávio Brízida; além dos senadores Eduardo Matarazzo Suplicy (PT-SP) e Romeu Tuma (PTB-SP).
Assista a cobertura pela TV Casablanca (www.casablancatv.com.br)
Veja as apresentações
Habitação
Saneamento
Transporte
BNDES e São Paulo
Baixe o documento "Como desenvolver as cidades e garantir qualidade de vida"