sociais

logos

Cresce Brasil

Durante o lançamento da nova Carteira de Trabalho, o governo anunciou que os trabalhadores passarão a ter representantes em todos os conselhos das empresas estatais, das autarquias e das empresas de economia mista do País. A medida, segundo o presidente Lula, “é uma reivindicação antiga dos dirigentes sindicais brasileiros e já deveria ter sido adotada há muito tempo”.

A proposta de democratização dos conselhos das empresas públicas será enviada ao Congresso Nacional, na forma de projeto de lei. “Resolvemos mandar por projeto de lei para que tenha mais tempo para os deputados discutirem. Eu acredito que isso é uma coisa importante”, destacou Lula. O presidente afirmou ainda que o Governo está tendo cuidado “para permitir que o trabalhador que participe do conselho, deva ser eleito por seus companheiros no local de trabalho”. “Tem que ser eleito pelos funcionários”, frisou.

Lula acrescentou que no conselho “o trabalhador será administrador da empresa e não vai poder votar decisões pertinentes à especificidade da sua categoria, que é para a gente não permitir vícios, como nós já tivemos em 1982”, assinalou.

Aspiração

O presidente lembrou que o atual ministro da Previdência, Luiz Marinho, quando ministro do Trabalho, queria lançar o projeto para o 1º de Maio de dois anos atrás, mas não conseguiu. “Somente agora o Ministério do Planejamento preparou tudo”, explicou.

“Eu estou convencido de que no ano que vem, nós já teremos muitos trabalhadores eleitos para os conselhos da Petrobrás, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e de todas as outras empresas públicas do governo”, disse Lula. (Fonte: Hora do Povo / Repórter Sindical)

Adicionar comentário


logoMobile