sociais

logos

Cresce Brasil

A defesa do bem viver foi um dos assuntos discutidos no encontro promovido por organizações da sociedade civil do Território Metropolitano de Salvador, realizado ontem (31 de julho), na sede do sindicato de Águas e Esgotos (Sindae), em Salvador-BA. Mais de 40 lideranças participaram do encontro que debateu a viabilidade e importância da convergência de ações preparatórias para participação da sociedade civil na Semana do Clima (Climate Week) regional da América Latina e Caribe, promovida pela ONU de 19 a 23 de agosto.

Primeira reunião sociedade civil baiana rumo à Semana do Clima Os participantes analisaram o momento de retrocessos no Brasil, especialmente o tratamento às questões ambientais e científicas pelo atual governo federal. As organizações estão preocupadas com o avanço do desmatamento, restrição às políticas e órgãos de fiscalização, ameças de retomada das terras indígenas e fim das demarcações. Em contraposição, querem priorizar a defesa do bem viver, com enfoque nos aprendizados com outros modos de vida, para além do capitalismo.

Uma estratégia das organizações na pauta ambiental climática deve ser a defesa dos "guardiões da natureza" - povos da terra, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, povos de terreiro, ribeirinhos, entre outros; que estão entre os mais atacados no atual momento, com assassinatos de lideranças indígenas por disputa de terras e exploração de recursos minerais - caso da execução, sob tortura, de Emrya Wajãpi, líder do povo indígena Wajãpi. Só na Bahia, há 22 povos indígenas e 687 comunidades quilombolas certificadas que hoje reclamam políticas ambientais e de regularização fundiária que protejam seus territórios.

O grupo discutiu a possibilidade de realizar ações paralelas durante a Semana do Clima e assegurar o direito da sociedade civil se expressar.

A proposta de construção de um manifesto foi encaminhada, bem como o início da organização de um dia de atividade, fora do espaço da conferência. Para tanto, os participantes dividiram-se em quatro comissões: 1 - articulação e mobilização; 2 - programação e metodologia - para realizar dia com evento paralelo, com debates alternativos; 3 -finanças e estrutura e 4 - comunicação.

As comissões deverão se articular e apresentar propostas na próxima reunião, que está marcada para o dia 7 de agosto (quarta-feira), às 18h no Sindae.

Próxima reunião
Dia: 7 de agosto de 2019
local: Sindae - Sindicato de Águas e Esgotos
End.: R. Gen. Labatut, 65 - Barris, Salvador - BA
Horário: 18h00

Semana do Clima (Climate Week) regional da América Latina e Caribe

A Semana ocorre antes da Conferência das Partes do Clima, que ocorrerá no Chile após desistência do Brasil em sediá-lo. Mesmo não sendo um evento preparatório, porque tem foco em trocas de experiências e também em negócios do setor privado relacionados ao clima, a participação da sociedade civil deve organizar suas próprias agendas e dar-lhes visibilidade no processo da conferência global.

Nos dois primeiros dias (19 e 20), o evento é fechado. Já nas datas seguintes (21, 22 e 23) está prevista a participação de autoridades, e as atividades serão abertas ao público.

Coletivos de mídia farão  cobertura do evento, em iniciativa parceira do I17 com a Ciranda, a TV Kirimuré, de Salvador, Instituto Hori, de audiovisual, o grupo Chave Tecnológica, e coletivo Mil Baianas em Salvador. Para a cobertura,  parceiras lançarão um blog na semana anterior à conferência. 

Para inscrever-se na Semana do Clima, acesse: https://www.regionalclimateweeks.org/

Adicionar comentário


logoMobile