sociais

logos

Cresce Brasil

Durante abertura da 14ª Jornada Brasil 2022, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), Murilo Pinheiro destacou importância em debater temas tidos como tabus da indústria 4.0, como automação e inteligência artificial, para a classe trabalhadora.

Murilo discursa na abertura da 14ª Jornada Brasil 2022, da CNTU. Foto: Beatriz Arruda“Vamos refletir e desmistificar um pouco esse tema, tirar essa preocupação que temos, enquanto trabalhadores, das empresas 4.0. Acredito que todos tenhamos que trabalhar lado a lado da tecnologia, do desenvolvimento, da oportunidade e discutir como ela pode contribuir com a classe trabalhadora, propiciando qualidade de vida e momentos de lazer e de ocupar essa mão de obra automatizada para que possamos ter mais desenvolvimento”, disse o dirigente sindical.

Para ele, fortalecer o desenvolvimento tecnológico brasileiro é fundamental para garantir a participação mundial do Brasil nos grandes feitos da humanidade, colocando-o como parte integrante do grupo de países que investem em novas tecnologias, não perdendo de vista o respeito ao trabalho digno.

Com tema principal “Trabalho digno e sindicalismo na Revolução 4.0”, a Jornada Brasil 2022 acontece em um momento de dificuldade financeira dos sindicais, após o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Por isso, saudou Allen Habert, diretor de Articulação Nacional da CNTU, “que tornou esse evento possível e vem brigando, lutando com bastante empenho nessa direção”, de fazer valer as entidades sindicais, “fazendo com que a CNTU esteja presente nas questões nacionais”.

“Vivemos um momento extremamente difícil socialmente, onde as entidades e sindicatos estão sendo torpedeados e deixadas de lado. Mas, estamos mostrando que com trabalho, coragem, participação e dedicação, podemos fazer a diferença. A intenção é que a CNTU e suas respectivas federações possam criar um movimento tecnológico muito forte para participação de todos nós brasileiros”, afirmou.

Para finalizar, lembrou ainda que haverá a posse de quase 100 conselheiros novos, o que, segundo ele, demonstra que a CNTU está no caminho correto: "Está cada vez mais aglutinando novos colaboradores, profissionais, autoridades e especialistas que contribuem nas discussões das questões da sociedade, do engrandecimento do trabalhador brasileiro".

A 14ª edição da Jornada Brasil 2022, organizada pela Confederação, foi realizada na tarde de sexta-feira (16/8), no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), entidade filiada à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), que integra a CNTU.

Deborah Moreira - Comunicação CNTU

Adicionar comentário


logoMobile