Um dos temas abordados durante o webinar "Engenharia e ciência no combate ao coronavírus”, promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), na terça-feira (16/6), das 17h às 18h30, será o ambiente, a ciência e a pesquisa nas universidades brasileiras durante e após a pandemia do novo coronavírus. A iniciativa integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” da FNE, que, desde 2006, concentra os debates e as propostas da entidade voltadas ao avanço socioeconômico e tecnológico do País.

Retrato HenryPara falar sobre esse ponto, está confirmada a participação de Henry Campos, professor titular de Medicina Interna da Universidade Federal do Ceará, que pretende traçar um panorama da atuação das universidades e demonstrar a importância que essas instituições ganharam neste novo cenário.“As universidades devem passar por profundas transformações por conta da experiência do isolamento social e das novas necessidades, como o uso de Equipamento de Proteção Individual”, afirma Campos, que também é professor Associado da Université René Descartes - Paris V. Para ele, a maior contribuição ainda está por vir: “uma nova maneira de olhar o mundo, olhar para a pesquisa e a ciência com outro valor”. O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, também destaca a relevância da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade, o que nem sempre é evidente. “O momento crítico que vivemos lança luz à importância literalmente vital dessas áreas. Mais que isso, em meio à apreensão geral, é da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico que vêm a esperança de se poder superar o quanto antes o quadro atual”, afirma.

Fernando Palmezan Neto, diretor da federação e coordenador da iniciativa, lembra que todos os esforços devem ser dirigidos à busca de soluções para enfrentar essa nova realidade. “Os conhecimentos da engenharia estão acertadamente voltados ao tratamento da doença e para conter a pandemia, reduzindo a contaminação. O nosso evento mostrará excelentes exemplos nesse sentido”, conclui.

Confira os participantes do evento, que terá transmissão pelo Facebook e Youtube:

Marcelo Zuffo – Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP)
Amarildo Tabone Paschoalini – Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Henry Campos – Professor Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) - ao lado