Todos os anos, cerca de 320 mil estudantes se matriculam em cursos de engenharias no país. Mas, desse total, 34 mil, ou seja, pouco mais de 10% chegam ao final da graduação. Os números da evasão foram apresentados ontem (1), no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por integrantes do Comitê Gestor do Programa Inova Engenharia.
A evasão, de acordo com os dados, é ainda maior quando se observa que de todos os estudantes matriculados e que terminam a graduação, apenas 5,6 mil concluem o mestrado ou doutorado.
Para o secretário-executivo do MCT, Luis Antonio Elias Rodrigues, a elevada taxa de evasão nesta área, que é estratégica para o país, preocupa. De acordo com ele, é preciso avaliar as razões para o abandono e encontrar soluções para o problema.
Elias destacou que os dados vão subsidiar as propostas que serão apresentadas pelo ministro Sergio Rezende, no Congresso Mundial de Engenharia (WEC – World Engineers' Convention), que ocorre em Brasília (DF), de 2 a 6 de dezembro próximo. Ele lembrou ainda que é preciso aproximar o aprendizado nas Universidades da realidade do mercado de trabalho, desde o início da graduação, preservando, ao mesmo tempo, o caráter científico destes cursos.
Na programação paralela à WEC, no dia 2 de dezembro, a FNE promove também debate sobre a necessidade de formar mais e melhores engenheiros. O evento contará com a participação do presidente da Abenge (Associação Brasileira de Engenharia), João Sérgio Cordeiro.
Os representantes do Programa Inova Engenharia e do MCT voltam a se reunir no próximo dia 25 para analisar as propostas para reduzir a evasão e outras medidas de fortalecimento no ensino de graduação e pós-graduação de engenharias.
Participaram do encontro, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Capes, Finep, além do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCT, Guilherme Henrique Pereira, e o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assim/MCT), José Monserrat Filho.
(Assessoria de Comunicação do MCT)