O encontro Cresce Brasil Amapá foi aberto às 9h, seguido de palestra do assessor sindical João Guilherme Vargas Netto, às 10h, sobre conjuntura sindical brasileira. Às 10h45 o presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro, apresentou o programa Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, que vem sendo desenvolvido em diversas regiões do país, com debates entre autoridades, especialistas e sociedade sobre políticas públicas e iniciativas para resolver problemas estruturais de municípios e regiões metropolitanas. Sua fala foi seguida por palestra do Secretário Especial do Governo Estadual do Amapá, Alberto Góes , sobre o projeto Cresce Amapá, de desenvolvimento para o Estado.
Após os debates e intervalo para almoço, o encontro prosseguiu com diferentes abordagens sobre a questão do salário mínimo profissional dos engenheiros, com início às 15 horas. O advogado trabalhista e assessor jurídico do Seesp, Jonas da Costa Matos, abriu a tarde de trabalhos apresentando uma visão nacional. Em seguida, o presidente do Senge-Al, José Ailton Ferreira Pacheco, falou sobre a experiência de Alagoas.
Ao final do evento foi dada posse à equipe que ficará à frente do Senge-AP no triênio 2008/2011 e tem como presidente Lincolin Américo da Silva. Compõem ainda a diretoria executiva Manoel Ferreira da Conceição Neto (vice-presidente), Jorge David Oliveira Filho e José Alves de Lima Neto (1º e 2º secretários), Ronaldo da Gama Pantoja e Vanilza de Jesus Bittencourt (1º e 2ª tesoureiros).
O encontro foi realizado no Auditório da Universidade do Estado do Amapá, na Av. Presidente Vargas, 380, em Macapá.