sociais

logos

Cresce Brasil

O livro “Uso agrícola das áreas de afloramento do Aquífero Guarani no Brasil: implicações para a água subterrânea e propostas de gestão com enfoque agroambiental”, editado pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Marco Antonio Ferreira Gomes, foi lançado na VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, na sede da Embrapa, em Brasília, DF.

Com 417 páginas e 20 capítulos, dos quais 18 referem-se a resultados de pesquisa obtidos ao longo de mais de 12 anos de trabalho por meio de equipe multi-institucional, a obra aborda a questão de uso de áreas frágeis, como as do afloramento do Aquífero Guarani, com ênfase nas possíveis implicações ambientais, além de propor medidas preventivas e corretivas aos possíveis impactos negativos gerados.

Obra é dividida em três partes

Na parte 1 (Água Subterrânea no Brasil – o Aquífero Guarani), composta por dois capítulos, ambos de autoria de Marco Antonio Ferreira Gomes, são mostrados ao leitor as características e o potencial deste aquífero quanto a sua capacidade de abastecimento e alguns mecanismos que interferem na qualidade da água, tendo como referência algumas considerações de profissionais da área de hidrogeologia.

A parte 2 (Uso Agrícola das Áreas de Afloramento do Aquífero Guarani no Brasil e Impactos na Qualidade da Água Subterrânea) tem15 capítulos de autoria de diversos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente em parceria com outras instituições de ensino e de pesquisa. Nela são relatadas as experiências e os resultados obtidos ao longo dos anos, enfocando o uso agrícola das áreas de afloramento do Guarani e seus impactos na qualidade da água subterrânea.

Já a parte 3 (Ações de Gestão Agroambiental para as Áreas de Afloramento do Aqüífero Guarani no Brasil), é composta por três capítulos, de autoria de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, sendo alguns co-autores de instituições parceiras. Nela são relatadas propostas de gestão com enfoque agroambiental para as áreas de afloramento, como medidas alternativas de uso e de manejo agrícola. Nessa abordagem, de acordo com Gomes, foram consideradas duas regiões, localizadas em três estados – Microbacia do Córrego do Espraiado, Ribeirão Preto, SP, Nascentes do Rio Araguaia, em Mineiros, GO e Alto Taquari, MT .

Informações adicionais e aquisição podem ser obtidas no site da Embrapa Meio Ambiente em http://www.cnpma.embrapa.br/public/index.php3?&it=p&id=271&func=public

Adicionar comentário


logoMobile