• Página Principal
  • Notícias
  • Poluição do ar mascara 0,5 ºC do aquecimento global nos centros urbanos, diz pesquisador da USP em relatório da ONU

Estudo mostra que ações que melhoram a qualidade do ar podem piorar aquecimento global, e vice-versa. Cientista e vice-presidente da SBPC Paulo Artaxo afirma que empresas, indivíduos e governos têm que se engajar, com cada parte implementando ações de sua competência

AtmosféricaA poluição do ar mascara o aquecimento global nos grandes centros urbanos e gera o efeito positivo de resfriamento do clima, de acordo com o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, sigla em inglês) publicado na segunda-feira (9).

O cientista Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP e autor do capítulo do estudo dedicado os poluentes de vida curta emitidos em áreas urbanas, como os aerossóis, explicou ao G1 que a abordagem do mascaramento da temperatura e a quantificação disso estão entre as grandes novidades desta edição do relatório.

“Mascaram 0,5°C do aquecimento. Então se as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos levaram a um aumento de 1,1°C na temperatura do planeta e existe esse mascaramento, o aumento é de 1,6°C nos centros urbanos”, explicou Artaxo.

Confira a notícia completa no portal G1